Você sabe como plantar cheiro verde em casa? Ter uma horta em casa é uma delícia. Mas às vezes, por falta de espaço ou manejo na hora de cuidar, muita gente acaba deixando de lado esta possibilidade. Por isso, neste artigo vamos trazer dicas incríveis e te ensinar a plantar cheiro verde em um canteiro ou em um vasinho, de um jeito muito simples e prático. Confira!
Cheiro verde é uma expressão utilizada para identificar alguns temperos frescos utilizados na cozinha. Geralmente, é um punhado de salsinha, cebolinha e coentro. Mas em algumas regiões do país, o alecrim e a manjerona podem fazer parte. Então, os mix mais utilizados são a salsinha com a cebolinha e a cebolinha com o coentro. Agora, vamos saber como plantar cheiro verde em casa?
O cheiro verde é mais comumente utilizado fresco, ao final do preparo do prato. Entretanto, é possível comprá-lo em supermercados desidratados. Assim, é possível fazer seu próprio tempero, utilizando o cheiro verde juntamente com o alho e a cebola triturados.
Defina primeiro quais ervas farão parte do seu cheiro verde.
Decidido, é hora de pensar em um espaço para a quantidade desejada. Então, vamos deixar 3 sugestões para possíveis disponibilidade de espaço: canteiro, jardineira e latas de mantimentos.
Esta opção é adequada para quem possui um pouco de espaço ou um quintal.
Escolha um lugar com acesso dificultado a animais de estimação, para evitar que estraguem as plantas.
Levante o nível do canteiro pelo menos em 30 cm acima do nível do restante do terreno. Agora, utilize um composto de terra pronta ou, até mesmo, de húmus ou esterco. Então, faça um volume e eleve.
No canteiro você contará com mais espaço, então pode colocar várias espécies e espaçar bem. Assim, inicie pela salsinha na sequência a cebolinha e depois o coentro para não confundir.
Esta opção é adequada para varandas ou área de serviço de apartamento.
A jardineira é um vaso que não é tão raso, porém mais comprido, podendo abrigar até três variedades de ervas de cheiro verde.
Para plantar na jardineira, é preciso se certificar que há alguns furos em sua extremidade para poder drenar o excesso de água acumulado.. Dessa forma, preencha quase que totalmente com um composto de terra preparado, comprado pronto, ou preparado em casa de terra e adubos. Em seguida, disponha as sementes seguindo a mesma ordem anterior.
Esta opção é para quem não dispõe de espaço nenhum, mas mesmo assim quer produzir seu próprio cheiro verde.
As latas de leite em pó ou suplementos alimentares são excelentes vasos e cabem em qualquer lugar. No entanto, não esqueça de fazer alguns furinhos no fundo da lata para escoar o excesso de água.
Preencha com a terra preparada e disponha as sementes. Neste caso, em cada lata, coloque uma variedade. Mas não coloque muitas sementes, pois pode não ter nutrientes para todas.
Em ambas as opções de plantio, os cuidados são basicamente iguais. Por se tratar de plantas tropicais, elas gostam de bastante água e luz solar. Para um bom desenvolvimento da sua mini horta, ofereça:
Uma ótima maneira de usufruir do sabor do cheiro verde nos pratos do cardápio é através do incremento em temperos usados no dia a dia.
Para preparar este tempero você vai precisar de:
Bata todos ingredientes até virar uma pasta homogênea. Então, armazene em um frasco de vidro, com tampa na geladeira. Graças ao sal, que atua como conservante, o tempero dura em média 30 dias na geladeira.
Você pode reduzir esta receita para ? dos ingredientes, acrescentar 100 ml de suco de laranja ou limão e fazer uma marinada para frango ou peru preparados no forno. Fica incrível!
Esperamos que as nossas dicas incríveis te ajudem a plantar o cheiro verde que é tão útil no dia a dia no preparo dos nossos alimentos. Então, aproveite as dicas e inicie agora mesmo o seu plantio de cheiro verde na sua casa.