As pessoas precisam parar de se diminuir no trabalho e em todos os âmbitos de suas vidas. Precisamos, urgentemente, elevar a nossa cultura de amor-próprio e respeito a si mesmo. Para isso, elaboramos este conteúdo com dicas e sugestões úteis. Acompanhe e saiba mais.
Para conseguir parar de se diminuir no trabalho é necessário avaliar como tem sido a sua rotina, os seus pensamentos e as suas ações diárias. Saber reconhecer em quais momentos você costuma se diminuir é uma boa opção para trabalhar diretamente sobre o problema.
Além disso, outras medidas igualmente efetivas podem ser levadas em conta. São elas:
Não existe razão para se comparar com outra pessoa. Todos nós somos diferentes. Não existe uma pessoa sequer que possa ser comparada com você, pois cada um tem a sua história; seus medos; sonhos; erros; acertos; forças e fraquezas.
Por isso, é muito injusto ficar se comparando aos outros, especialmente quando esse outro vence algo no trabalho e você não.
Portanto, quando perceber que você está se comparando com outra pessoa, simplesmente mude o foco do seu pensamento. E uma boa opção nessas situações é começar a mentalizar as suas vitórias pessoais e profissionais, mesmo que elas pareçam pequenas.
Outro fator importante para parar de se diminuir no trabalho é reconhecer que não existe perfeição. Infelizmente, na era das redes sociais, vemos muitas pessoas “famosas” vendendo uma imagem de perfeição no trabalho, nos estudos, na vida pessoal, etc. Mas, a verdade é que ninguém é perfeito.
E quanto antes você aceitar isso, mais tranquilo se sentirá com os seus “defeitos”, afinal, você também possui muitas qualidades, sabia? 🙂
E por falar em qualidades, para conseguir parar de se diminuir no trabalho é necessário praticar o autoconhecimento para saber reconhecer seus pontos fortes. Descubra quais são as suas habilidades mais apuradas e foque em aprimorá-las cada vez mais.
Gerencie melhor as suas emoções. Quando se sentir inferior, pare e reflita sobre o motivo pelo qual você se sente assim. Analise quais são as sensações que o seu corpo vivencia e quais têm relação com a realidade.
Comece a pensar de maneira mais racional, fale ou escreva sobre como você se sente e perceba o quanto você pode controlar as suas emoções – e não o contrário.
Esteja sempre investindo no seu crescimento pessoal e profissional. Viva novas experiências, aprenda algo novo, cultive boas relações… Enfim! Cresça enquanto pessoa e profissional, pois isso também é de suma importância para que você consiga parar de se diminuir no trabalho.
Bom crescimento e desenvolvimento para você! Esperamos que esse conteúdo possa servir de alicerce para você enxergar as suas qualidades acima dos seus defeitos. 😉