A maioria dos estudantes possui o costume de fazer anotações durante as aulas e durante os próprios estudos. Essas anotações podem ser feitas tanto no papel quanto em algum meio eletrônico, como um tablet ou computador.
Seja como for, manter as suas anotações organizadas é sempre uma boa opção. Isso porque, estudar com grandes anotações e que não possuem uma conexão entre elas pode ser uma tarefa difícil.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com três dicas que irão te ajudar a organizar as suas anotações durante os seus estudos para provas de concursos, vestibulares ou a prova do ENEM.
É importante que você mantenha as suas anotações organizadas em grupos específicos de acordo com a função de cada uma delas e de acordo com a matéria da qual elas fazem parte.
Dessa maneira, é interessante que você busque agrupar as suas anotações em lugares específicos, criando divisões entre elas. Isso pode ser feito tanto em um meio físico, como em um fichário ou usando as divisórias em um caderno, ou em um meio eletrônico, como em pastas de um computador ou um tablet.
O meio não é importante: tenha em mente que o principal objetivo é deixar tudo organizado para que, quando chegar o momento de estudar ou de revisar essas anotações, você saberá onde encontrá-las.
Muitos estudantes possuem o costume de “passar a limpo” aquilo que foi anotado em sala de aula. Essa estratégia pode ser muito útil, principalmente quando as anotações foram feitas em papel.
Ao “passar a limpo” aquilo que você anotou na sala de aula, você terá a oportunidade de revisar tudo aquilo que foi visto, além de conseguir organizar muito mais as suas anotações. Isso pode ser muito útil para os seus estudos futuros.
Existem diferentes técnicas de anotações. Dessa maneira, é interessante que você utilize mais de uma delas para testar qual é a melhor para você.
Você pode tentar organizar as suas anotações, por exemplo, com a técnica do mapa mental. Se funcionar para você, então essa será a sua técnica de organização de anotações.