Hoje te contaremos como montar um ciclo de estudos eficiente para qualquer concurso que você for prestar. Então, para aqueles que desejam conquistar um cargo público, fazer diversos concursos diferentes durante o ano já faz parte da rotina.
Contudo, para conseguir uma boa colocação nas provas, não existe solução mágica. Isto é, o único meio de alcançar esse objetivo é se dedicar muito aos estudos, todos os dias.
Porém, para que a rotina não fique muito pesada, o ideal é fazer um plano de estudos. Assim, você garante uma melhor divisão do tempo. Além disso, é possível contemplar todos os pontos do conteúdo programático previsto no edital.
Quer aprender como criar uma rotina de estudos que funciona para qualquer certame? Então, é só ler até o final pra conferir nossas dicas.
Ciclo de estudos ou quadro de horários?
De maneira geral, existem dois meios mais eficazes de montar seu plano de estudos: um ciclo de estudos e quadro de horários.
No quadro de horários, o candidato separa datas e horários fixos para estudar cada matéria. Assim, a cada dia, uma disciplina é contemplada de forma exclusiva. Então, se ocorrer um imprevisto em um dia configurado, é preciso pular essa disciplina e seguir em diante.
Já no ciclo de estudos, estipula-se uma sequência de matérias. Desse modo, o estudante precisa respeitar toda essa rotina, independentemente do dia ou do horário.
Assim, se você não conseguir terminar uma disciplina por qualquer motivo, é possível que você comece seus estudos a partir de onde parou.
Qual método escolher?
Como já vimos, não existe uma receita de bolo para garantir um bom aproveitamento nos estados. Em outras palavras, nada está certo ou errado. Afinal, ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens.
Para escolher, o ideal é observar qual se adapta melhor a sua rotina e a seu estilo de vida. Ademais, o estudante pode até criar um modelo híbrido, isto é, que une algumas características de cada um dos dois métodos.
Vantagens do ciclo de estudos
Quando falamos em ciclo de estudos, as principais vantagens são:
- Estratégia mais flexível: esse método possibilita que você adapte seus estudos a rotina e a seu tempo disponível durante a semana;
- Ajuda na memorização: além disso, o candidato estará sempre estudando as matérias do edital. Logo, o que contribui para que ele se lembre do conteúdo no dia da prova com mais facilidade;
- Sem preferências: Com o ciclo, o estudante contempla todas as disciplinas. Desse modo, evita que você dê prioridade a algumas de suas matérias preferidas e deixe as outras de lado;
- Ajuda a cumprir metas: Com o ciclo de estudos, você pode definir suas metas, seja de curto, médio ou longo prazo, fazendo com que seja mais fácil cumpri-las;
- Melhor rendimento: variar as matérias na hora de estudar contribui para a dinâmica e a agilidade do processo. Desse modo, faz com que não se torne monótono e melhorando o rendimento a longo prazo;
- Maior motivação: À medida que as metas são cumpridas, o candidato tem mais entusiasmo para continuar na rotina de estudo.
Como montar um ciclo de estudos?
Verifique o tempo que você tem disponível, antes mesmo de começar a montar seu plano de estudos em ciclo.
Ademais, anote todas as disciplinas que precisará estudar durante o ciclo, sem deixar nenhuma de fora. Além disso, é fundamental determinar a importância de cada matéria nesse processo.
Por fim, coloque as informações a respeito do cargo que deseja ocupar e o edital do certame. Caso o concurso em questão ainda não tenha edital publicado, coloque as informações do edital da edição passada.
Em seguida, organize as disciplinas de acordo com seu tempo de estudos. Logo, o primeiro passo é determinar qual será o tamanho de seu ciclo. Ou seja, você deve se basear sempre no tempo disponível, respeitando sua rotina e seu tempo de descanso.
Logo após, organize a ordem das matérias dentro do ciclo de acordo com o peso de cada uma no certame. Lembre-se também de reservar um tempo maior para as matérias em que você tem maior dificuldade.
Outro ponto importante é reservar pelo menos meia hora dentro do ciclo, para fazer revisões dos conteúdos. Por exemplo, se você vai estudar Raciocínio Lógico por 2 horas, reserve mais 30 minutos no final. Este será o tempo para revisar tudo o que estudou.
Com esse plano de estudos eficiente, você poderá estudar mais tranquilamente para qualquer concurso público.