Para montar a lista de tarefas do dia é preciso avaliar uma série de pontos importantes na sua agenda. Afinal, não adianta apenas listar um monte de atividades, de modo aleatório, e esperar que as demandas sejam vencidas dessa forma, concorda?
Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas dicas super simples, mas que quando colocadas em prática, podem mudar a sua forma de organizar seu checklist diário. Confira e inspire-se em nossas ideias!
Existem diversas formas de montar a lista de tarefas do dia. Você precisa encontrar o fluxo que seja mais adequado para a sua maneira de trabalhar.
Porém, uma coisa costuma ser bastante consensual: montar a lista de tarefas no dia anterior tende a ajudar bastante. Isso porque, no dia seguinte, você não precisa começar a sua manhã tomando mil e uma decisões, analisando as prioridades, por exemplo.
Sendo assim, se você quer otimizar na hora de montar a sua lista de tarefas, procure fazer isso no dia anterior e considere, ainda, as dicas que trouxemos a seguir, caso elas façam sentido para você:
Sim, parece óbvio, mas às vezes nos esquecemos de pequenas tarefas que são diárias. Por exemplo, responder o e-mail é uma tarefa diária, certo? Então certifique-se de incluir isso na sua lista. Depois, vá anotando tudo o que deve ser feito todos os dias, para ter uma consciência de que um bloco do seu dia será semelhante, sempre e diariamente.
Depois de anotar tudo o que deve ser feito todos os dias, é hora de verificar as demandas que estão com prazos apertados. Tem algo para entregar amanhã? Que tal colocar na lista de tarefas de hoje? Sempre tente manter uma folguinha entre a entrega e o momento de fazer uma tarefa. Assim, caso haja contratempos, você ainda tem um tempinho de respiro.
Descubra quantas tarefas você consegue finalizar por dia. Isso pode ser descoberto à medida que você pratica a autoanálise e avalia a sua forma de executar determinadas atividades.
Ter essa consciência é fundamental para montar a lista de tarefas do dia que não seja excessiva, ou curta demais.
Depois de ter uma visão geral de tudo o que você pode, consegue e deve fazer cada dia, é hora de estabelecer uma ordem de prioridade. O que deve ser feito primeiro? Aquelas tarefas diárias. Depois? Aquelas que podem ter prazos mais curtos. E assim sucessivamente.
Por fim, e igualmente importante, na hora de montar a lista de tarefas do dia você deve considerar as pausas do seu dia. Isto é, se você trabalha 8 horas por dia, não pode listar tarefas que cravem essas 8 horas, certo? É necessário considerar as pausas e, inclusive, os contratempos, a fim de manter tudo organizado, sem sobrecarregar a sua mente e o seu corpo.
Esperamos que este texto possa ter lhe aberto alguns caminhos interessantes para montar a lista de tarefas do dia. Bom trabalho!