Para manter a equipe comprometida é necessário se atentar a uma série de critérios. Como estamos lidando com pessoas, devemos também começar a escutar ativamente, para assim encontrar os melhores caminhos, de acordo com cada time.
E para lhe ajudar em ambas as tarefas acima citadas, fizemos este guia com algumas considerações úteis. Acompanhe para saber mais!
Não existe nenhum tipo de segredo mirabolante na hora de manter a equipe comprometida. O mais importante é ter uma boa comunicação, a fim de apresentar os objetivos e construir um relacionamento interpessoal saudável.
Assim, podemos dizer que o diálogo pode ser visto como a base de uma equipe comprometida. E a partir dele é possível construir outros pilares importantes. Veja:
Saber transparecer qual é o objetivo da empresa é uma peça-chave para manter a equipe comprometida. Sem esse cuidado, você pode fazer com que os seus colaboradores trabalhem de uma maneira muito dispersa, impedindo que haja uma união adequada e, consequentemente, impactando nos resultados.
Desenvolver e treinar a sua equipe também é primordial. Afinal, como um time pode se manter comprometido se, na hora da prática, nem todo mundo apresenta as habilidades profissionais exigidas para que isso aconteça? Pois é…
Sendo assim, comece a analisar quais têm sido os principais gaps da sua equipe e aprimore o seu time investindo em treinamento e desenvolvimento.
Escutar a sua equipe é tão importante quanto saber se comunicar com ela. Afinal, a escuta faz parte da comunicação como um todo.
Assim, quando passamos a ouvir adequadamente quais são as dúvidas, angústias e ideias do nosso time, tendemos a criar muito mais harmonia entre todos. Isso porque cada colaborador perceberá que, dialogando, ele recebe a atenção necessária para que mudanças plausíveis sejam colocadas em prática.
E esse tipo de ação valoriza o colaborador e o ajuda a se sentir mais parte da empresa.
Conheça quem são os colaboradores que fazem parte do seu time. Isso porque a melhor forma de manter a equipe comprometida é dando a ela a chance de desempenhar funções alinhadas aos perfis dos funcionários.
Em outras palavras, conhecer as habilidades e os estilos de trabalho de cada um pode lhe impulsionar na hora de delegar tarefas de maneira funcional, priorizando o bem-estar, a qualidade de vida, a produtividade e consequentemente a harmonia do time.
Saiba reconhecer os esforços e os resultados individuais e coletivos. As pessoas querem se sentir valorizadas por aquilo que fazem e, por isso, está nas suas mãos manter a equipe comprometida através de um bom reconhecimento do time.
Não seja aquele tipo de gestor que apenas dá um mero “parabéns” e pronto. Mas sim, invista em um feedback completo, estruturado e, se possível, ofereça bonificações para aqueles que desempenharem um papel exemplar. Isso poderá mudar a harmonia do seu time.