Lidar com as emoções no trabalho pode ser uma tarefa muito difícil para muita gente, especialmente porque vemos as emoções serem tratadas, muitas vezes, como uma “fraqueza”. E embora não seja uma fraqueza, as emoções acabam sendo um verdadeiro tabu para muitas pessoas. Por isso, no conteúdo de hoje vamos apresentar algumas dicas de como lidar com as questões emocionais no ambiente de trabalho. Acompanhe a leitura.
Para lidar com as emoções no trabalho é preciso começar a prestar mais atenção no que você sente e nos efeitos que essas sensações provocam no seu corpo e na sua mente. Ou seja, em essência, lidar com as emoções é praticar o autoconhecimento, a todo momento, prestando muita atenção em cada detalhe que o ambiente emana para dentro de você.
Assim, certamente você passará a perceber as situações com outros olhos, reconhecendo as suas atitudes, responsabilidades e equilibrando tudo o que você sente. Veja abaixo como fazer isso:
Escutar as próprias emoções é o primeiro passo. Afinal, como equilibrar o que sentimos se sequer nos atentamos ao que essas emoções têm a nos dizer, não é mesmo? Por isso, comece a analisar os seus momentos de raiva, tristeza, medo, insegurança, etc. Assim você poderá ponderar até que ponto aquela emoção está alinhada com o presente, ou está pautada em algo do passado ou algum medo de algo que sequer aconteceu.
Quando perceber que está diante de um gatilho emocional no trabalho, afaste-se dele assim que possível. Ou seja, se sentir que determinada situação está deixando você muito irritado ou ansioso, respire fundo e vá para outro ambiente. Essa mudança abrupta de contexto pode fazer com que a sua mente tire o foco do problema, acalmando-se e passando a enxergar a situação com mais clareza.
Cuidado com as atitudes impulsivas! Se você está sentindo que as suas emoções estão “à flor da pele”, nada de querer resolver uma situação dessa forma, ok? Mas sim, deixe com que as coisas se acalmem (até mesmo quando a emoção é positiva), pois assim você tomará uma decisão baseando-se mais na racionalidade. Jamais aja com a “cabeça quente”.
Conversar com alguém que você confia é uma ótima forma de lidar com as emoções no trabalho. Se você está muito assustado diante de uma notícia de desligamentos na empresa, que tal conversar com o seu colega sobre isso?
Falar sobre o problema, ou quaisquer emoções, é uma forma de “gastar” o excesso de angústia que está dentro de nós. Além disso, ao falar, escutamos o que dizemos e podemos elaborar melhor a nossa concepção sobre a situação.
Por fim, jamais esconda as suas dúvidas e os seus medos. Se você tem uma dúvida sobre um trabalho, questione. Afinal, lidar com as emoções no trabalho é impedir que quaisquer desentendimentos ou falhas na comunicação gerem um estresse desnecessário. O diálogo salva.