Hoje contaremos para você como impedir a roupa de soltar tinta, com um truque bem simples.
Lavar as roupas coloridas nas primeiras vezes é sempre bem complicado, não é verdade? Isso acontece, porque como a tinta do tecido ainda não está bem fixa sobre as fibras, podem se desprender com a água, os produtos de limpeza utilizados na lavagem e o atrito que a escova, a máquina e a torção podem causar nas peças.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas especiais para que você coloque em prática no seu dia a dia e não tenha mais problemas com roupas desbotadas em sua casa.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas e truques.
Impedir a roupa de soltar tinta é o sonho de praticamente todas as pessoas que realizam a tarefa de lavar as peças semanalmente.
Quando as peças coloridas são lavadas pela primeira vez, é muito comum notarmos que o pigmento da tinta utilizada para decorar as peças, fica bem mais desbotado, e em alguns casos, até a água utilizada na lavagem fica com a cor das peças.
Isso pode ser um problema bem grande, pois além das roupas coloridas ficarem desbotadas e com um aspecto de roupa velha, elas ainda podem causar manchas nas outras peças, especialmente as de cores claras, que têm contato com a água manchada.
Se você tem esse problema em sua casa, logo, pode parar de se preocupar, pois ensinaremos algumas dicas de como evitar essa perda de pigmento das peças pela lavagem, e um truque caseiro bem simples para que você possa fixar a cor das peças coloridas e acabar com esse problema. Confira:
Lavar as roupas separadamente é uma dica crucial para quem deseja evitar que as peças fiquem desbotadas e tenha transferência de cor entre as roupas.
Por este motivo, é muito importante que você separe, não só as roupas coloridas das pretas e brancas, como também lave as peças seguindo sua paleta de cores.
Além disso, você ainda pode trocar a água entre uma lavagem e outra, principalmente se a próxima pilha de roupas da fila da lavagem for de uma cor bem diferente e mais clara que a última.
A segunda dica que temos para passar para você é não usar produtos muito abrasivos, pois eles também podem contribuir e muito para a despigmentação das roupas.
Por isso, é recomendado usar somente água e detergente ou sabão neutro para lavar as peças coloridas.
Ademais, não esfregue suas peças de cor, pois a fricção pode remover a tinta, tornando a peça manchada e feia. Para remover a sujeira difícil de suas roupas coloridas, realize molhos com água, detergente neutro e bicarbonato de sódio. Assim, suas peças ficarão limpinhas e bem pigmentadas, como se fossem novas.
O truque de deixar as roupas tingidas de molho na água com sal para evitar que elas soltem tinta é da época da vovozinha. Entretanto, com certeza ainda é uma excelente opção para quem não quer ter problemas com transferência de cor ou com peças desbotadas.
O sal possui algumas substâncias que são muito eficientes para fixar a tinta nas peças de roupa. Por isso, utilizá-lo nas primeiras lavagens pode ser uma ótima ideia para manter as roupas coloridas bem pigmentadas.
Para usá-lo para esse fim, faça um molho com água e sal, mergulhe as peças, separadas por cor, deixe por 15 minutos e enxágue bem.
Então é só finalizar a lavagem como de costume.
Não se esqueça de enxaguar bem as peças de roupa antes de iniciar a lavagem. Visto que os resíduos do sal podem machucar os tecidos, fazendo fissuras e rasuras nas peças.
Agora que você já sabe como impedir a roupa de soltar tinta. Siga nossas dicas para não ter mais problemas com peças desbotadas ou transferência de cores entre as roupas!