Você tem tentado ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho, mas não tem conseguido sucesso nessa atitude? Inclusive, parece que quanto mais você ignora, pior a situação vai ficando?
Então leia este nosso conteúdo e veja os apontamentos que trouxemos nele. Esperamos lhe ajudar de alguma forma. Acompanhe-nos!
Saber ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho não é fácil. Especialmente quando percebemos atitudes nocivas da outra pessoa, direcionadas a nós. E o pior é que tendemos a perder a razão, a partir do momento que nos rebaixamos e agimos da mesma maneira que o outro.
Mas então, o que deve ser feito? Como se relacionar com uma pessoa que tenta nos fazer mal? Veja algumas considerações:
O primeiro ponto é o mais importante das relações interpessoais no trabalho: não se rebaixe. Cuidado para não perder a razão!
Assim sendo, evite perder a compostura e agir como a outra pessoa. Procure manter o mesmo tom de voz, firme e sem aumentá-lo. Também não ofenda a outra pessoa e tampouco parta para a ignorância.
Seja uma pessoa tranquila, equilibrada e desarme a outra pessoa com a sua cordialidade e calma.
Sabemos que a sua dúvida inicial era como ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho. Mas a verdade é que apenas ignorar, deixando a pessoa de lado, pode não ser uma boa ideia.
Isso porque o sujeito ignorado pode se sentir muito maltratado e injustiçado, partindo para novas atitudes tóxicas sobre você, como até mesmo a sabotagem. Portanto, prefira manter uma atmosfera mais equilibrada possível, e não tente apenas fingir que nada está acontecendo.
Sim, conversar e dialogar pode ajudar. Isso porque, muitas vezes, a pessoa pode estar tendo atitudes nocivas e nem se dá conta disso. Quem sabe uma conversa tranquila, sincera e leve não é capaz de ajudar nessa situação?
Da mesma forma que aumentar o tom de voz ou “xingar” não vai ajudar na hora de tentar ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho, ficar confrontando também não.
É claro que você não deve aceitar tudo o que o outro está dizendo, com medo de confrontá-lo, mas busque sempre apontar soluções quando o clima já tiver esfriado. Conversar com a cabeça quente e confrontar dessa forma não é saudável.
Você tem percebido que a situação permanece estagnada, ou está saindo do controle? Busque ajuda do seu líder. Seja sincero sobre a situação e peça algum apontamento.
Faça a sua parte no trabalho. Foque no que precisa ser feito e reduza o relacionamento com a pessoa que te faz mal. Converse com ela apenas sobre o trabalho e apenas quando necessário. Isso poderá criar um distanciamento entre vocês, que lhe deixe mais confortável e menos afetado. Considere isso. 😉