Você sabe como higienizar filtro de ar condicionado? É muito importante saber como realizar essa limpeza, para que você evite sofrer com os males causados por um ar condicionado com impurezas. Sendo assim, hoje, 21 de fevereiro, separamos algumas dicas incríveis para auxiliar você nessa tarefa. Confira.
Aliado aos dias quentes, o ar condicionado ameniza as altas temperaturas, mantendo o ambiente agradável e resfriado. Mas, o que poucas pessoas sabem é que, se a manutenção e limpeza do filtro não estiver em dia, seu aparelho pode ter e causar diversos problemas.
Quer entender um pouco mais e como higienizar filtro de ar condicionado? Acompanhe então este artigo!
Você já viu como fica o filtro do seu ar condicionado após um tempo sendo usado?
Se observar, vai encontrar partículas minúsculas de tecidos e poeira. Isso, é claro, apenas ao que é visível aos olhos, pois, no microscópio, a melhor definição dos achados seria uma verdadeira colônia de fungos, ácaros e bactérias!
Tudo isso é captado do ambiente e retorna pelo ar liberado, mas, desta vez, umidificado.
Às vezes é comum ter pessoas que dizem ser alérgicas ao ar condicionado. Ainda que, em um primeiro momento, possa parecer que sim, ar condicionado em si não causa alergias. Entretanto, a sua sujeira sim. Uma vez que ela retorna umidificada, em partículas cada vez menores, um dos seus destinos acaba sendo as vias áreas das pessoas presentes no ambiente.
Respirar essas partículas pode desencadear doenças como:
Quem é sensível à poeira, logo apresenta sintomas como espirros, tosse, rouquidão e dor de cabeça.
Outra característica de que o filtro está sujo e passando da hora de ser trocado, é o aumento do ruído de funcionamento.
O barulho passa a incomodar mais e, além disso, indica que o ar condicionado necessita de mais energia para funcionar.
Existem processos distintos na manutenção do filtro do seu ar condicionado.
O primeiro, é a troca. Ele deve ser feito por empresas especializadas, com produtos apropriados e dentro do período definido pelo fabricante.
Em casa, a limpeza pode ser feita uma vez no mês. Já nas empresas, pode-se chegar, porém, à frequência de uma vez na semana.
Primeiramente, aprenda o passo a passo para fazer a higienização de forma correta:
Essa limpeza deve ser feita até nos períodos onde o ar não é muito usado, como no inverno. Mesmo parado, ainda assim, o aparelho acumula muita poeira.
Antes de tudo, é preciso realizar a manutenção e higienização interna do aparelho uma vez por ano, sempre com profissionais especializados.
Serão observadas itens como termostato, unidade evaporadora, condensadora e tubulações.
Além disso, a manutenção deve seguir critérios da Anvisa, também recomendados pelo Ministério da Saúde.
Alguns cuidados podem ajudar a postergar os processos e, além disso, aumentam a vida útil e a qualidade no uso do seu ar condicionado.
Antes de tudo, é preciso lembrar da importância de não fumar em ambientes climatizados. A saber: o tabaco penetra e, por conta disso, não sai dos filtros. Assim sendo, isso acaba acelerando a troca de filtro. Isso reduz, não só a durabilidade do filtro, como do aparelho de forma geral.
Use seu ar condicionado sempre em local fechado. Quando o ar escapa e não atinge a temperatura, se vê forçado a trabalhar cada vez mais para fazer o resfriamento.
Antes de tudo, tenha cuidado em relação à temperatura externa e a selecionada no aparelho. Climatizar não significa viver em um pedaço do Polo Norte!
O ar condicionado consome um recurso de valor mais elevado no verão, sendo ele, a energia elétrica. A quantia não é baixa e, por isso, seu uso deve ser moderado.
Dessa forma, seguindo as dicas de uso e realizando a limpeza e a manutenção preventiva nos períodos adequados, com certeza seu aparelho consumirá bem menos energia.
Esperamos que, com essas dicas, você tenha um verão mais agradável, com um ambiente climatizado com ar puro e limpo. Sem crises de espirro e coriza, certamente, sem colocar a culpa no ar condicionado!