Empreendedorismo

Como funciona o Instagram Shopping?

No atual ambiente de negócios, uma presença online é crucial para a sobrevivência e crescimento de qualquer empresa. Assim, é fundamental saber como usar a internet e as redes sociais para obter resultados e impulsionar as vendas. Por isso que hoje, indicaremos como funciona o Instagram Shopping.

Ter uma presença nas redes sociais é uma ótima maneira de alcançar novas pessoas e construir a reputação da sua marca. Além disso, as redes permitem que você acompanhe o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa, produto ou serviço.

Por isso, neste artigo, vamos discutir o que é o Instagram Shopping, como usar e como ele pode beneficiar o seu negócio. Desse modo, estreitando o relacionamento com os clientes e consolidando a sua marca no mercado digital.

Como funciona o Instagram Shopping?

Desde 2019, as empresas brasileiras tiveram acesso à ferramenta de compras do Instagram. Desde então, muitas empresas expandiram sua marca e conquistaram clientes em todo o mundo, graças ao alcance global da plataforma comercial do Instagram.

Você precisa de uma conta comercial no Facebook e uma página comercial para usar a ferramenta Shopping no Instagram. A seguir, demonstraremos detalhadamente como ativar a ferramenta.

Como funciona o Instagram Shopping? Foto: Canva Pro

Saber das regras da plataforma do Instagram Shopping

Para você ofertar compras no Instagram para o seu negócio, você deve primeiro atender aos requisitos da plataforma, que são os seguintes:

  • Atuar em um país autorizado a usar as ferramentas;
  • Além disso, possuir nome de domínio do site onde as vendas serão processadas;
  • Vender produtos aprovados em uma plataforma de mídia social, afinal, é estritamente proibida a venda de produtos destinados a adultos ou que contenham álcool;
  • Saber das regras que pautam o Direito do Consumidor.

Ter uma conta comercial do Instagram

Um dos requisitos para criar um perfil comercial no Instagram é mudar de uma conta pessoal para uma conta comercial. Para isso, siga o passo a passo indicado:

  • Em primeiro lugar, vá nas configurações do aplicativo, clique em “Conta” e depois em “Mudar para conta profissional” para mudar para uma conta comercial;
  • Logo após, escolha a opção que melhor descreve o seu perfil (Criador de Conteúdo ou Empresa), selecione a categoria que melhor se adapta à sua empresa;
  • Por fim, adicione os detalhes da sua empresa (como URL do seu site, número de telefone e endereço de e-mail).

Faça a vinculação da conta comercial do Instagram para uma página do Facebook

Para configurar uma página comercial no Facebook e vinculá-la à sua conta do Instagram, siga o indicado:

  • Vá para o seu perfil e clique no botão “Editar perfil”;
  • Então, em seguida, clique em “Informações para empresas” e “Página”;
  • Agora, escolha a página do Facebook que deseja vincular ao Instagram. Se você ainda não tem um, basta selecionar “Criar uma nova Página do Facebook” no menu suspenso;
  • Por último, configure uma conta no Gerenciador de Negócios, um recurso crucial do Facebook que permite controlar os perfis e as páginas da sua empresa.

Faça a criação do catálogo de produtos. Existem duas maneiras de vincular um catálogo de produtos a uma conta comercial do Instagram:

Essa ferramenta está disponível no Facebook Business Manager e Gerenciador de Negócios do Facebook e pode ser usada pelo Gerenciador de Catálogos para adicionar produtos individualmente ou em massa.

Algumas plataformas de comércio eletrônico funcionam como parceiros verificados do Facebook para facilitar as importações automatizadas de seus catálogos de produtos armazenados.

Envie a conta do Instagram para ser analisada

Envie a conta do Instagram para análise após a conclusão de cada etapa tanto na edição das configurações de perfil, quanto após registrar-se.

Assim que receber a confirmação de que sua conta foi aprovada, volte para as configurações do seu perfil e clique em “Empresas” e “Compras” para escolher o catálogo de produtos que deseja vincular à sua conta.

Como aumentar as vendas?

Existem práticas que podem levar ao aumento das vendas no Instagram Shopping e na web. São elas:

  • Utilizar imagens de alta qualidade seu produto no Instagram Shopping é essencial se você deseja atrair compradores;
  • Então, para incentivar as vendas, é uma boa ideia oferecer descontos exclusivamente aos clientes do Instagram;
  • Aumente a visibilidade do produto no Instagram Shopping com anúncios e alcance um público mais amplo;
  • Turbine as vendas na exposição do seu post e direcionar mais tráfego para o seu perfil incluindo hashtags relevantes o cliente fica satisfeito com o resultado final.
  • Por fim, divulgue seu produto e chame a atenção do seu público;

Agora que você já sabe como criar uma conta comercial no Instagram, provavelmente também percebeu que os varejistas podem atingir um público-alvo muito maior aproveitando as vantagens do Instagram Shopping.

Desse modo, seus clientes podem comprar produtos sem sair da plataforma graças a esta ferramenta, agilizando a experiência de compra.