Não existe um período de tempo específico para que uma determinada empresa seja franqueada. Na verdade, esse momento pode variar de acordo com vários fatores da dinâmica de funcionamento e das perspectivas de crescimento que o negócio está seguindo. Então, confira nossas dicas de como franquear sua empresa!
Afinal, como franquear sua empresa? Geralmente, para o empresário franquear a empresa, o seu negócio já possui um alto grau de solidificação e maturidade. Dessa forma, a necessidade de expansão começa a surgir de modo mais iminente.
Claro que unidades próprias já existem nessa altura do campeonato, mas a expansão como franquia pressupõe um maior alcance e talvez seja exatamente isso que a empresa necessite no momento. No entanto, esse processo é peculiar de cada empresa, mas não é passado despercebido pelo empresário, pois o impele a buscar mais informações, como é o caso aqui.
É preciso, claramente, ter bastante cuidado com esse processo, pois transições geram possíveis instabilidades e custos. Não que a empresa venha a falir ou nada exagerado assim, mas é preciso estar atento para que a transição ocorra de fato e que seja do modo mais adequado possível.
Esse processo, basicamente, consiste em modelar o funcionamento da empresa dentro da configuração de negócio disposta nas Leis de Franquias. Dessa forma, antes de colocar em prática, a empresa precisará atender a essas demandas jurídicas e conseguir vender unidades de sua franquia.
O artigo completo pode ser acessado pela lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019, que “Dispõe sobre o sistema de franquia empresarial e revoga a Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994 (Lei de Franquia).”
Assim, selecionamos dicas simples de como franquear a sua empresa passo a passo.
Basicamente, é preciso que você faça uma análise minuciosa do seu negócio e tenha certeza que a dinâmica financeira será rentável. Além disso, é preciso avaliar se será possível arcar com todos os gastos inerentes à transição, além do suporte que será oferecido para o franqueado, mesmo com as taxas que serão pagas pelo mesmo.
O franqueado só verá sentido em investir na sua franquia e adquirir uma unidade se a sua empresa tiver solidez no mercado. Afinal, como franquia, você estará disponibilizando para o mercado a oportunidade de um investidor construir um negócio igual ao seu.
Como franquia, o seu modelo de negócio precisa ser passível de ser copiado e transferido para qualquer outra localidade do país. Esse modelo inclui não apenas a atual configuração de funcionamento, mas também as estratégias que fizeram o seu negócio crescer e se desenvolver para o que é hoje.
Caso não possua, busque formas de padronizar o seu modelo de negócio antes de tornar a sua empresa uma franquia.
O início do processo de formatação da sua franquia consistirá em enquadrar a sua empresa na Lei de Franquias, ou seja, realizar uma adequação jurídica, providenciar a COF (Circular de Ofertas de Franquias) e elaborar os seus contratos. Dessa forma, você fará tudo isso levando em consideração as taxas existentes, como a taxa de franquia e as taxas de Royalties.
Assim, você precisa alinhar todo esse contexto com os processos internos, os manuais e a documentação local necessária. Dessa forma, tudo isso será essencial para que você possa disponibilizar a abertura de uma unidade da sua franquia. Isso porque a sua franquia será responsável por preparar toda a documentação que terá relação com a implantação de novas unidades em qualquer lugar que seja.
Um dos passos mais importante, mesmo que esteja na reta final, é a divulgação adequada da sua franquia. Agora, o maior objetivo da sua empresa será aumentar o alcance de investidores e potenciais que estejam interessados no tipo de serviço que a sua franquia oferece dentro de um segmento específico.
É importante construir um planejamento de marketing e criar um bom network para que a divulgação seja mais assertiva. Normalmente, o contato com outros empresários que estão no processo de transição é uma estratégia para conhecimento de demanda dos futuros franqueados.
Apesar da importância de aumentar o seu alcance o máximo possível, é preciso criar um filtro para a escolha dos investidores interessados.
É fundamental que o seu futuro franqueado tenha um perfil adequado para a sua empresa. Afinal, não é qualquer pessoa que poderá ser “a cara da empresa” nos diversos cantos do país. Assim, construa um processo de seleção minucioso e atento às características que você mais valoriza e que são de importância para o funcionamento de uma unidade da sua empresa.