Um belo jardim faz toda a diferença, não é verdade? Enfeita a frente da casa e deixa tudo mais bonito e colorido. O paisagismo é tão importante que até valoriza o imóvel. E uma das coisas mais bonitas de se ter no jardim, é um canteiro de flores. Para ajudar você a deixar o seu quintal ainda mais lindo e convidativo, trouxemos algumas dicas de como fazer um canteiro de flores perfeito. Quer saber como? Confira hoje, 22 de fevereiro, as nossas dicas incríveis.
Quer descobrir todos os segredos de como fazer um canteiro de flores perfeito? Confira logo abaixo todos os detalhes e o passo a passo para impressionar.
Uma das coisas que você deve fazer, para ter um canteiro que fique bonito o ano todo, é escolher as flores. Existem muitas plantas que são perenes, ou seja, não morrem após a florada. Outras são anuais, florescem ao seu tempo e depois morrem.
As flores perenes são mais fáceis de cuidar, pois, basta plantá-las, fazer a adubação e as regas. Já as anuais, precisam ser replantadas todos os anos após o encerramento do seu ciclo de vida.
Se você é um jardineiro de primeira viagem, ou se não tem muito tempo para se dedicar ao seu jardim, aposte em plantas perenes. Para te ajudar a escolher, fizemos uma lista com algumas delas e suas principais características:
Mais comumente cultivada em vasos, a Calandiva também se adapta muito bem ao plantio na terra. Ela não é muito exigente quanto ao solo, gosta de muito sol e não precisa de muitas regas depois de estabelecida. Duas ou 3 vezes por semana já é suficiente. Possui muitas variedades de cores e sua florada dura mais de 3 meses.
Essa planta é uma das mais resistentes, pois se adapta praticamente a qualquer condição climática ou solo. Precisa de pouquíssima manutenção e tem uma grande variedade para você escolher.
A lavanda, além de bonita, perfuma o ambiente. Ela se desenvolve bem em solos secos e lugares bastante ensolarados. Ela floresce do início do verão ao outono.
As flores de aster dão pouco trabalho e oferecem cores exuberantes ao canteiro. Sua florada é anual, do verão ao outono.
Essas flores, além de lindas e coloridas, produzem muito néctar. Isso atrai borboletas e pássaros, o que deixa o jardim ainda mais bonito. Depois de plantadas, elas florescem após 2 anos, na primavera.
Essas são, só para exemplificar, algumas das opções de plantas perenes para o seu canteiro de flores. Existem muitas outras!
Se você gosta e tem tempo para praticar a jardinagem, as plantas anuais são uma boa pedida. Elas trazem beleza e cor para o seu canteiro de flores, mas, depois morrem e você precisa replantar o local. Aqui está uma lista com algumas flores anuais:
Existem muitas outras flores anuais que você pode escolher para o seu canteiro e, em resumo, todas elas têm seu ciclo total (germinação, crescimento, floração, derrubada de sementes e morte) dentro de um ano.
Depois de escolher quais flores deseja ter no seu canteiro, você deve delimitar um espaço onde irá fazê-lo. Pode ser um canto, ou um local no meio do jardim. É possível, ainda, circundar a casa ou árvores do seu quintal!
Você pode fazer essa delimitação usando tijolos, telhas, pedras, pneus ou, ainda, outro material que ofereça a contingência da terra do canteiro de flores. Se o local for gramado, é necessário que você use delimitadores próprios, encontrados em lojas de jardinagem, para impedir que a grama invada o seu canteiro de flores.
Use sua criatividade e faça com que essa “cerquinha” seja mais um ponto de destaque para o seu jardim.
Para preparar o solo para receber as plantas, prefira a terra escura. Misture-a com esterco curtido e adubos orgânicos, como farinha de ossos e de cascas de ovos.
É necessário que a terra fique macia para que a água não se acumule e acabe encharcando-a.
Logo após de o espaço estar delimitado, a terra preparada e as flores escolhidas, é hora do plantio! Escolha as horas mais frescas do dia para que, dessa forma, as plantas não sintam a mudança. Use a imaginação e escolha um layout bem bonito para plantar as flores.
Em segundo lugar, coloque as mais altas no fundo e faça uma ordem cromática para, assim, combinar as cores. Enfim, siga seu instinto e as suas preferências para fazer com que o canteiro fique o mais bonito possível.
Regue as plantas diariamente até que elas estejam estabelecidas, sempre cuidando para não encharcar a terra.
Por fim, depois do canteiro formado, 2 ou 3 regas por semana serão suficientes. Faça a adubação, pelo menos, 2 vezes por ano.
Gostou das dicas de como fazer um canteiro de flores perfeito? Então, agora é só colocá-las em prática e deixar o seu quintal maravilhoso!