O Plano de Negócios é fundamental para que a empresa tenha o direcionamento para onde quer seguir e obter sucesso nos negócios, sejam empresas ou franquias. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer um Plano de Negócios eficiente para sua empresa ou franquia.
O Plano de Negócios possibilita que a empresa ou franquia se torne algo acessível, e com projeção de crescimento. Assim, saiba que o Plano tem esse nome justamente por poder ser ajustado sempre que necessário. Dessa forma, estará reposicionando a sua marca ou produto, com maior embasamento da pesquisa de mercado.
Assim, as principais vantagens de se fazer um Plano de Negócios são:
Para fazer um Plano de Negócios eficiente é necessário seguir os seguintes passos:
Construa a visão, a missão e os valores que você pretende para sua empresa ou franquia.
Saiba quem são os seus concorrentes, o que eles fazem que podem ser reproduzidos e o que pode ser evitado. Além disso, identifique qual é o diferencial da sua empresa diante das demais, bem como identifique como o seu empreendimento vai influenciar no comportamento da sociedade.
Quando se fala em investimento, estamos considerando os dos setores financeiros, humanos e tributários envolvidos em seu negócio. Avalie a área do seu negócio e qual será o investimento necessário para colocá-la em funcionamento. Considere: locação, necessidade de colaboradores, estrutura física e matéria prima ou produtos prontos.
Neste momento, vale fazer um plano operacional para detalhar como será a estrutura do seu negócio, seja de maneira física, equipamentos, capacidade de produção e funções dos colaboradores.
Anote todos os custos operacionais, considerando também os impostos e a necessidade de capital de giro. A partir destes cálculos faça uma estimativa de vendas e calcule a margem de lucro.
?Para analisar o mercado é preciso estudar os concorrentes, encontrar fornecedores de qualidade e entender as necessidades dos clientes em potencial.
É preciso também estabelecer o preço justo do seu produto e qual é a urgência dela para o mercado. Além disso, é preciso avaliar qual a velocidade necessária para a entrada do seu produto, considerando a competitividade e o custo para adquiri-los.
Assim, é preciso saber:
Com o conhecimento do seu público-alvo, procure atingir ele de forma direta. Identifique onde seu consumidor está e invista em se fazer presente neste lugar. Aposte no marketing digital que pode atingir diferentes públicos em diferentes situações, apresente as informações dos seus produtos e os benefícios em ter os seus produtos na casa dos clientes.
Realize simulações de como reagir diante de cenários diferenciados como: crise econômica, baixa quantidade de vendas, surgimento de novos produtos, e concorrentes.
Estas simulações podem ser muito eficazes em um momento de crise, para que sejam criadas estratégias e não prejudique os negócios.
Viu como um Plano de Negócios é importante para a empresa? Construir ele de forma a oferecer a maior quantidade de informações possíveis e direcionar o posicionamento da empresa diante do mercado.
Por fim, agora é só se organizar e observar como elaborar o seu próprio plano de negócios antes de iniciar os trabalhos, literalmente!
Certamente será mais fácil arrumar tudo após esse post que trouxemos recheado de informação hoje! Boa sorte e aja com muita tranquilidade!