Saber como falar bem e se expressar melhor é o objetivo de grande parte das pessoas, especialmente daquelas que querem, de algum modo, influenciar outras.
Entretanto, para se expressar melhor é fundamental reconhecer que esse processo de, digamos, “aprendizagem”, é contínuo.
Por isso, neste conteúdo você verá algumas dicas que poderão ser postas em prática dia após dia, viabilizando uma comunicação interpessoal mais assertiva. Acompanhe para saber mais.
Antes de começar as suas auto atividades, pare e pense: o que é falar bem? O que é se expressar melhor? Você já parou para pensar sobre isso?
Ter essa reflexão pode lhe ajudar a melhorar a sua comunicação de um modo mais alinhado à sua realidade. Por exemplo, às vezes você sente que a sua comunicação não é eficiente por conta de estar falando uma “língua” que o seu público tem dificuldade para entender.
Então, nesse caso, o ideal é adequar a maneira de se expressar e as palavras usadas. Simples assim.
Portanto, comece refletindo sobre a sua forma de se comunicar e, somente depois disso, dê uma olhadinha em nossas dicas:
Quando foi a última vez que você pensou sobre algo importante que queria comunicar? Você tem pensado sobre isso, ou simplesmente sai “falando o que vem à mente”, sem pensar se o seu discurso faz sentido? Pois é!
Pensar de uma maneira tranquila e sem pressa sobre o que quer dizer é uma boa forma de falar bem e se expressar melhor.
O tom de voz também faz toda a diferença na comunicação. Se você falar muito baixo, pode fazer com que a outra pessoa não entenda o seu discurso; se falar muito alto, poderá colocar o outro em um estado de “defensiva”, ignorando o que você tem a dizer.
Gesticular também pode lhe ajudar a falar bem e se expressar melhor. Mas, obviamente, não exagere nos movimentos. Gesticule de acordo com o seu discurso, demonstrando um pouco mais de maleabilidade no que está sendo dito.
Se você ficar muito parado, o discurso pode ser entediante e desinteressante. Assim como, no contrário, gesticular demais fará você parecer muito “desajeitado” e “hiperativo”.
Atente-se ao público que está recebendo a sua mensagem. Ele é muito importante e merece a sua atenção, antes de qualquer coisa.
Afinal, não adianta você gesticular bem, ter boa dicção e usar um tom de voz assertivo se, simplesmente, a mensagem não estiver de acordo com quem a ouve.
Portanto, conheça o seu público e use uma linguagem que seja simples para ele compreender o que você quer dizer.
Por fim, procure sempre praticar a sua fala através da leitura em voz alta. Aqui, inclusive, você pode gravar áudios da sua leitura e avaliar quais palavras precisam de mais dicção e quais são os ajustes necessários no tom de voz.
Tudo isso lhe ajudará a falar bem e se expressar melhor. 😉