Evitar a alergia respiratória pode ser mais fácil do que parece, desde que seja mantida uma rotina de cuidados bem consistente. Embora não possamos simplesmente “zerar” a quantidade de gatilhos para a crise alérgica, muitos fatores podem ser considerados para manter a casa mais limpa e menos propícia para o aparecimento do problema. Abaixo explanamos mais informações sobre o assunto.
Diminuir e evitar a alergia respiratória é o objetivo de muitas pessoas que sofrem com rinite, bronquite e asma, por exemplo. Afinal, muitas vezes a crise está intimamente relacionada com a organização do ambiente no qual a pessoa está inserida. Com isso em mente, veja as nossas recomendações para deixar a sua casa mais confortável e preparada para alguém com alergias respiratórias:
Manter a casa sempre limpa é indispensável para evitar qualquer tipo de alergia respiratória. Assim, é possível garantir que pelos de animais; poeira e outras sujidades sejam removidos adequadamente.
Porém, sabemos que fazer a própria faxina pode ser algo muito difícil para quem sofre de alergia respiratória. Aqui, a dica que damos é que você faça a faxina usando máscara de proteção, além de investir no uso de panos úmidos para remover o pó, e usar o aspirador de pó como seu companheiro de limpeza, ao invés da vassoura (que pode levantar o pó no ambiente).
A ventilação de todos os ambientes da casa é indispensável para diminuir a proliferação de fungos e mofo que podem causar alergias respiratórias. Por isso, ao longo do dia mantenha as janelas e portas abertas. Vale usar o ventilador para potencializar a ventilação no cômodo.
Não adianta manter a casa sempre limpa e cheirosa se as roupas de cama não forem adequadas para você. Dessa forma, use sempre capas para o travesseiro e colchão que sejam antiácaro.
Especialmente no seu quarto, evite investir em muitas cortinas, tapetes e carpetes, que podem acumular muita poeira.
O recomendado é que você não use tapete e carpete, além de investir em cortinas de persiana ou blecaute.
O seu corpo precisa estar sempre hidratado, para que as suas vias respiratórias não ressequem, pois isso poderia causar uma crise alérgica. Com isso em mente, beba mais água ao longo do dia, mantendo um consumo diário de pelo menos 2 litros.
Certifique-se que a roupa que você está pegando no guarda-roupa é, verdadeiramente, limpa. Isto é, não apresenta acúmulo de poeira.
Caso a poeira seja excessiva, é melhor lavar as peças antes de vesti-las. Faça essa lavagens especialmente quando houver a troca de estação, por exemplo.
Para finalizar, você pode usar um balde de água no quarto para evitar a alergia respiratória. Esse balde fará o trabalho de deixar o ar mais úmido, impedindo o ressecamento das vias respiratórias. Assim, você consegue uma noite de sono melhor, com uma respiração mais leve e livre de crises de espirros ou tosse.