O estudante, seja para um concurso público, seja para a prova do Enem, deve se preparar bem antes de fazer a avaliação. Os conteúdos são bastante vastos, sendo necessário uma grande motivação em seu dia a dia. No entanto, não basta pegar um livro e lê-lo, é preciso saber como estudar para a prova de uma forma eficiente.
Todavia, muitas pessoas acabam por se frustrar, pois mesmo tendo estudado bastante, não conseguiram uma boa nota na prova. Alguns alunos sentem dificuldades relacionadas a absorção do conteúdo, esquecendo rapidamente da matéria que foi estudada, o que pode trazer inúmeros problemas.
Para quem já está em uma universidade, é preciso ter foco para estudar todos os dias, visto que as provas costumam ser bastante desafiadoras. De fato, o conteúdo é grande e complexo, sendo necessário um grande esforço para dominar todas as disciplinas. Alguns alunos ainda têm que trabalhar durante o dia.
Analogamente, alguns estudantes fazem um grande esforço em seu dia a dia, mas é preciso saber como estudar direito a fim de se absorver todo o conhecimento e otimizar seu tempo dedicado às matérias. Alguns deles acabam obtendo conhecimentos superficiais, esquecendo do mais importante.
De acordo com especialistas na educação, é preciso que o estudante alcance o máximo de retorno e de seu esforço nos estudos diários. Algumas técnicas tem se mostrado bastante satisfatórias, outras, nem tanto. Grifar as palavras durante a leitura de um texto, por exemplo, não tem se mostrado de muito ajuda.
Através de alguns estudos e pesquisas ficou estabelecido algumas maneiras de se estudar de forma a se poder assimilar bem o conteúdo, aumentando a produtividade do estudante. Veremos algumas técnicas e estratégias que podem auxiliar na maior eficiência e motivação para os estudos:
A leitura de um conteúdo pode ser o passo inicial do aluno no estudo de uma matéria em específico. No entanto, algumas pessoas acreditam ser esse, um passo anterior ao aprendizado. Uma boa estratégia, é interagir inicialmente com o assunto. Pode-se criar perguntas a serem respondidas sobre o conteúdo tratado.
Outra dica é a de se testar a si mesmo de forma a observar se o conteúdo foi realmente assimilado. Explicar a matéria para si mesmo também ajuda. Pode-se ler o conteúdo em voz alta, o que ajuda a fixar. Em relação à matemática, e o conteúdo de exatas, o ideal é detalhar o problema e resolvê-lo em pequenos passos.
O aluno deve ficar atento e procurar não estudar todo o conteúdo apenas alguns dias antes das provas. O ideal é que se faça sessões de aprendizado mais curtas, distribuídas por vários dias, facilitando a compreensão do assunto. O que realmente importa é como se estuda e não o tempo de aprendizado.
Quando uma sessão de estudos é demasiadamente longa, o aluno acaba perdendo a sua concentração, retendo menos o conteúdo. Pode-se estudar a mesma quantidade de tempo, porém, é preciso dar a o cérebro o período necessário para que ele fortaleça suas conexões neurais, fixando melhor as matérias.
Uma boa estratégia é a de estudar utilizando a técnica Pomodoro. Ela utiliza blocos de estudo auxiliando na motivação e evitando as distrações que podem comprometer a eficiência do aluno. Ademais, ele estuda uma matéria em específico por cerca de 35 minutos, se dedicando ao máximo à isso.
Após esse período, é preciso descansar por cerca de cinco minutos. Pode-se fazer um lanche, olhar o e-mail, etc. Em seguida, o aluno retorna a mais um bloco de 35 minutos dedicado ao seu aprendizado. Ela é bastante útil visto que traz consigo uma recompensa pelo tempo dedicado à tarefa.
O estudante pode utilizar essas técnicas para otimizar seu tempo, aumentando sua produtividade de diversas maneiras. Porém, elas não fazem milagre. É preciso observar quais as estratégias são mais adequadas a seu perfil e ao conteúdo a ser assimilado, de forma a potencializar sua rotina.
O indicado é auto regularizar o aprendizado, ou seja, fazer uma análise relacionada a tarefa em questão, buscar entender qual é o objetivo, escolhendo qual a técnica adequada para isso. É importante que o aluno faça uma auto avaliação e se pergunte se realmente aproveitou todo o conteúdo.