Se você pensa que franquia é só para cidades médias e grandes, está enganado! Muitas franquias possuem modelos de negócio específicos para serem implantados em cidades pequenas. Por isso que hoje, nós vamos indicar como escolher franquia para cidade pequena.
De acordo com o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), 68% das cidades brasileiras possuem menos de 20 mil habitantes. O que se percebe, é que as pessoas que residem nestas regiões dependem das cidades próximas, maiores para consumir produtos de maior qualidade.
Assim, é preciso levar aos habitantes, um negócio que se aproxime mais das empresas das cidades vizinhas, que atendam as necessidades das pessoas e ainda se torne um local de destaque junto à população.
Não existe fórmula de sucesso, mas sim algumas recomendações para crescer, mesmo que a cidade seja pequena. E a recomendação mais importante é que o empreendedor tenha um bom planejamento de ações e conhecimento sobre o local que pretende atuar.
Para realizar um bom planejamento, o empreendedor precisa:
Procure aliar em sua empresa o ramo de atuação que você tenha familiaridade, e as necessidades de negócios naquela cidade em específico. Em cidades pequenas, procure esgotar as opções que não possuem concorrência, e você irá somar com o crescimento da cidade.
Ainda, é muito importante, que você seja visto nesta cidade pequena, como sendo uma pessoa com credibilidade, bem vista entre as pessoas, que mantém bons relacionamentos, que trate a todos com igualdade. Enfim, nas cidades pequenas, a pessoa física se confunde muito com a pessoa jurídica.
Para investir em franquia de cidade pequena, e obter sucesso, é preciso ter alguns cuidados como:
Pense que, em uma cidade pequena, é preciso analisar quais setores do mercado estão em crescimento e que são mais sólidos. Dessa forma, avalie também o segmento de mercado que tem possibilidade de ter crescimento em cidades pequenas.
Uma dica é investir em um segmento que seja novidade, e assim, tenha o destaque necessário para a região de atendimento. Entre os setores que podem apresentar grande lucratividade em cidades pequenas tem-se:
Estas são apenas sugestões, mas a validação de uma franquia em cidade pequena, ocorre a partir da oferta de serviços diferenciados, que normalmente são buscados em cidades maiores.
Por fim, não esqueça: você precisa oferecer algo diferente do já existente e que seja de necessidade daquela cidade em específico.
Agora que você já aprendeu o que é preciso para escolher uma franquia para cidade pequena, certamente poderá avaliar as possibilidades mais condizentes com a sua realidade!
Assim, é mais fácil trabalhar com opções reais e focar seus esforços em algo que pode valer muito a pena! Boa sorte!