Investir o nosso dinheiro é sempre uma ótima opção para gerar bons lucros. E em uma franquia? Já pensou em investir numa franquia? É uma ótima opção, entretanto é muito importante conhecer a fundo o mercado em que você planeja focar. Então, preparamos algumas dicas importantes de empreendedorismo de como escolher a franquia ideal para investir o seu dinheiro. Então, confira agora!
A vida financeira é sempre um ramo que exige bastante cuidado na hora de fazer movimentações, ainda mais quando falamos de quantias relativamente altas. Sendo assim, saber como escolher a franquia ideal para investir o seu dinheiro é uma tarefa que requer muita atenção e calma para avaliar as opções corretamente. Dessa forma, a sua escolha deve ser bem consciente e sua avaliação precisa ser a partir de uma análise detalhada de onde você pretende investir. Afinal, sempre é preciso evitar prejuízos.
O autoconhecimento e o saber econômico relativo ao empreendedorismo são peças fundamentais para realizar um bom investimento em franquias com saldos positivos e que tenham segurança de mercado. Com isso, tenha sempre em mente seus objetivos para que não tome nenhuma decisão precipitada.
É fundamental que você desenvolva conhecimento de si o máximo que puder. Assim, você pode combinar suas qualidades e habilidades com os segmentos de mercados que são de seu interesse. Dessa forma, você vai conseguir atuar em prol da franquia escolhida com mais eficiência de resultados.
É interessante você associar o seu histórico profissional com as suas perspectivas de franquias. Então, mesmo que você queira sair um pouco do seu ramo, fazer essa associação é importante. Afinal, você vai conseguir exercer o que você sabe fazer bem e colocar em prática seus conhecimentos prévios mesmo que em outro ramo laboral.
Sempre tenha em mente que você precisa ter diferenciais, mas também precisa agir de acordo com a realidade. Então, busque avaliar os seus recursos físicos e intelectuais reais que você pode gerar de contribuição para a franquia a qual você tiver interessado.
É importante que você estude o perfil de crescimento da franquia desejada. Além disso, observar as suas repercussões históricas baseadas nos níveis de alta e queda do mercado e sua adaptabilidade diante de períodos de crise financeira. Afinal, são comuns dentro do nosso atual sistema econômico. Assim, você poderá identificar as lacunas de mercado e conseguir decidir se vale a pena direcionar o seu dinheiro para aquela franquia específica.
Ainda, você deve avaliar os seus concorrentes em potencial e como funciona a dinâmica de competição do setor. Com essa avaliação, você poderá identificar os pontos fortes e fracos dos seus possíveis concorrentes e construir suas ideias vinculadas a franquias que possuam recursos para suprir essas insuficiências do mercado.
Verifique a aceitação do público para com os produtos daquela franquia e como se configura os níveis de demanda. Além disso, busque em sites e redes sociais as reclamações referentes à franquia e veja como estão as pesquisas de avaliação.
Um dos pontos fundamentais para você escolher a franquia correta é reconhecer a sua própria capacidade financeira para que você mantenha suas finanças organizadas.
Não é recomendável que você invista todo o seu dinheiro do ramo de franquias que escolher, pois aquela lógica do “tudo ou nada” é incerta e pode te gerar grandes prejuízos. Portanto, o ideal é você investir uma parte significativa do dinheiro, mas manter uma reserva de emergência.
Assim, mantenha uma visão realista e tome precauções, principalmente que o seu gasto não esteja restrito ao montante de investimento inicial cobrado pela franquia. Isso porque existem outros gastos envolvidos, como a construção da unidade, as contratações de equipe etc.
Além disso, atente-se ao tempo de retorno, pois vai interferir diretamente na sua organização. Por isso, caso o seu capital esteja um tanto baixo, você pode recorrer a microfranquias que possuem opções de investimento de até 105 mil reais.
Busque contato direto com pessoas que tiveram experiência com a franquia que você deseja. Sejam aqueles que permanecem, sejam aqueles que desistiram. Essas informações vão te proporcionar uma base mais sólida do que acontece por trás do marketing da franquia e se há veracidade na propaganda divulgada.
Ainda, é importante conhecer o panorama geral de direitos e deveres que regem os regulamentos da franquia, bem como a veracidade dos suportes previamente oferecidos. O mínimo de desconfiança é necessário para que você não entre em uma cilada. Assim, se informe como se mantém o relacionamento real entre a franquia e seus franqueados.