Você sabe como escolher batata doce? Esse tubérculo tão importante em nossa dieta merece atenção especial na hora da compra no mercado. Para te ajudar nessa tarefa, separamos então hoje, algumas dicas incríveis para que você escolha apenas as melhores. Confira agora e não erre mais no momento das suas compras.
Antes de tudo, escolher a batata doce adequada para o consumo pode ser uma dificuldade que te impede de aproveitar os benefícios no dia-a-dia.
A batata doce é o alimento queridinho do pessoal mais fitness, pois é uma alta fonte de carboidratos e ainda promove a saciedade, ou seja, é uma fonte de energia pouco calórica. Para além deste público, os benefícios em consumir o tubérculo se estendem a todos: desde a perda de peso até a prevenção de doenças (diabetes e infarto), como aponta a nutricionista Tatiana Zanin.
Diante disso, selecionamos informações interessantes para que você saiba como escolher a batata doce ideal para o seu consumo. Confira:
Para escolher uma batata doce, a dica geral é estar com os olhos atentos aos detalhes apresentados na superfície do tubérculo. Essa observação já é um passo importante para te poupar em levar um alimento estragado para casa.
Se você já está em busca de batatas doces há algum tempo, talvez tenha notado que elas possuem alguns buraquinhos em sua casca: isso é comum, segundo a nutricionista Jacqueline Anversa, pois elas acabam sofrendo escoriações durante a colheita.
Entretanto, encontrar uma batata com muitos buracos pode ser preocupante, ainda mais, se eles apresentarem um cheiro forte e uma cor escura – pois existe a possibilidade de o alimento ter sido alvo de pragas.
Diante disso, o ideal é escolher uma batata com poucos buracos mas, em último caso, se levar uma batata doce com muitos buracos para casa, recomendamos que você corte os pedaços com manchas e muitos buracos.
Evite comprar uma batata doce com manchas muito escuras. Você precisará retirar todos os pedaços com manchas para consumir o tubérculo e, caso haja muitas manchas, tende a desperdiçar o alimento.
Além disso, essas manchas podem estar relacionadas com o gosto do alimento, que pode estar com um sabor azedo.
Identificar uma batata estragada em meio a tantas batatas é um exercício de observação e de tato: saiba como!
Preste atenção na textura:
Para descobrir se o tubérculo está estragado em uma feira ou um supermercado, fique atento! Você pode sentir a textura da casca com os seus dedos. Caso a superfície esteja rugosa e seca, pode ser um indício de que o alimento esteja estragado.
Se você já comprou o tubérculo e está em dúvida se ele ainda é adequado para o consumo, você pode cortá-lo ao meio e observar se há manchas muito escuras no interior da batata. Caso haja, este é um indício de que a batata pode estar estragada.
A batata doce é um tubérculo, logo, é comum que ela possua raízes antigas da época em que foi plantada. No entanto, se você percebeu que cresceram novas raízes, significa que provavelmente ela está estragada. Como identificar as raízes novas? Elas possuem uma cor mais clara que as raízes já existentes.
A partir do momento em que os brotinhos começam a crescer na superfície da batata, é hora de higienizá-la. É importante, também, verificar se ainda é possível comê-la, já que consumir os brotinhos pode fazer mal à saúde. Além disso, os brotinhos também sugam os nutrientes do tubérculo, retirando assim os seus benefícios à saúde.
Em todos os casos, o ideal é que você não consuma esse alimento.
Por fim, se você deseja incluir a batata doce em sua dieta, como uma forma de tornar a sua alimentação mais saudável, desvie o seu olhar das batatas grandes que encontrar na feira ou no supermercado. Por quê?
No processo de cozimento, a batata tende a amolecer e perder sabor devido ao contato da água com a polpa. Desse modo, a água do cozimento retém uma quantidade significativa de nutrientes.
Essa foi uma lista de informações interessantes para te ajudar a escolher a batata doce adequada para o consumo. Lembre-se de observar bem as características indicadas para evitar desperdício e eventuais problemas de saúde!