Já se perguntou como levar as melhores batatas doce para casa na hora das compras? Assim como outros tipos de alimento, podemos ter dúvidas na hora de colocar o produto no carrinho. Portanto, a nossa dica da vez é a batata doce! Vem com a gente para conhecer mais dessa delícia! Por isso, vamos te ensinar como escolher batata doce no mercado! Confira agora mesmo as nossas dicas incríveis e aproveite!
Afinal, como escolher batata doce no mercado? A batata doce é uma das raízes mais conhecidas no Brasil. Ela é usada bastante, inclusive para pessoas com restrições alimentares, em dieta e até por quem precisa controlar o índice glicêmico mesmo sendo “doce”.
Estudiosos das histórias dos alimentos dizem que a batata doce começou a ser produzida pelos povos tradicionais nos territórios da Cordilheira dos Andes, muito antes da chegada de colonizadores. Porém, independente de suas origens, a batata doce tomou os lares brasileiros, que a consomem nas refeições. Ela pode ser frita, assada ou apenas cozida, acompanhada de um cafezinho.
Por ser tão popular, é bem raro faltar batata doce nos mercados onde fazemos compras. Então, são sempre encontradas com a variedade roxa ou branca.
Para escolher a batata doce, siga três passos bem simples. O primeiro passo é começar, antes, escolhendo um bom lugar para comprar. Compre em um lugar de confiança e observe a forma como a batata doce está disposta e acondicionada. Na verdade, essa dica serve para qualquer lugar onde seus alimentos são comprados. Então, confira agora algumas dicas adicionais.
Pegue a batata doce e veja se ela está firme e sem pedaços murchos. Não se preocupe se ela estiver “meio tortinha”, ou seja, sem uniformidade (como costuma ser a batata inglesa). Afinal, isso não tem o menor problema. Dessa forma, o formato da batata doce, ao “nascerem”, vai se adaptando ao solo, e nem sempre isso ocorre uniformemente.
Dê uma boa olhada em toda a superfície. Se na batata doce estiverem nascendo brotos, tenham pontos mofados, escuros e úmidos, então ela não estará boa para o consumo. Uma boa ideia é não comprar grandes quantidades de batata doce. Então, planeje o consumo para evitar desperdício.
Caso opte por colocá-la na geladeira, use sempre a gaveta de verduras. Afinal, em prateleiras mais altas, a alta temperatura pode causar ressecamento na batata doce; pode retirar do plástico que foi colocado no mercado.
Além disso, se não for usar a geladeira, já que não é obrigatório refrigerar batata doce, coloque em um lugar seco e bem fresquinho. Isso serve para todas as frutas e alimentos, então não deixe-os “tomando sol”.
Guarde no máximo por 2 semanas – por isso a dica de planejar o cardápio para não perder alimentos.
O tempo médio de preparo é 1 hora e rende 4 porções. É bem fácil de preparar. Para fazer a massa do Nhoque, você vai precisar de:
Prepare o molho como de costume, ou seja, aqueça a panela com o azeite e frite a cebola e o alho. Não deixe queimar! Você pode bater o tomate no liquidificador ou amassá-lo bem (tem pessoas que gostam de molho de tomate com pedacinhos, que é uma delícia mesmo). Depois, acrescente o tomate, tempere com sal e pimenta (se gostar) e cozinhe, mexendo bem, até o molho ficar “grossinho”. Por fim, coloque o manjericão, desligue o fogo e vamos para a massa do Nhoque!
Fazendo a massa do Nhoque: cozinhe a batata doce até ficar bem cozida. Depois de escorrer a água, amasse até formar um purê. Agora, junte o ovo, a manteiga e o sal. Coloque o amido de milho aos poucos e misture até incorporar e homogeneizar a massa.
Depois da massa pronta, faça pequenos rolinhos com as mãos e separe.
Tome uma panela com água, aqueça-a e cozinhe o nhoque aos poucos. Assim como no nhoque de batata inglesa, quando a massa subir, retire e coloque em uma assadeira de vidro. Por fim, jogue todo o molho em cima da massa e sirva.
Esperamos que você aproveite muito bem a sua batata doce, agora que já sabe escolher a melhor do mercado e a fazer um nhoque maravilhoso! Bom apetite!