A maioria das pessoas que viveram na Idade Média residiam no campo e trabalhavam como agricultores. Geralmente, havia um senhor feudal que vivia em uma grande casa chamada de mansão ou castelo.
Os camponeses locais trabalhavam nas terras para o senhor feudal. Os camponeses eram chamados de “vilões” do senhor, o que era como um servo. Eles trabalhavam o ano inteiro e cultivavam produtos como cevada, trigo e aveia.
Alguns deles também tinham hortas onde cultivavam legumes e frutas. Alguns camponeses possuíam alguns animais, como galinhas para produção de ovos e vacas para o leite.
Vida na cidade
A vida na cidade era muito diferente da vida no campo, contudo, não era propriamente mais fácil. As cidades estavam lotadas e sujas. Muitas pessoas trabalhavam como artesãos e eram membros de uma guilda.
Os meninos serviam como aprendizes por sete anos, aprendendo uma profissão. Outros empregos na cidade eram preenchidos por servos, comerciantes, padeiros, médicos e advogados.
Moradia
Muitas pessoas têm imagens de grandes castelos ao pensar na Idade Média, no entanto, a maioria dos indivíduos viviam em pequenas casas de um ou dois cômodos.
Essas casas eram apertadas e geralmente todos dormiam no mesmo quarto. No campo, os animais da família, como a vaca, também podiam morar dentro de casa. A casa geralmente estava escura, esfumaçada do fogo e desconfortável.
Vestimentas
A maioria dos camponeses usavam roupas simples feitas de lã grossa para mantê-los aquecidos durante o inverno.
Os ricos, porém, usavam roupas muito mais elaboradas, feitas de lã fina, veludo e até seda. Os homens geralmente usavam túnica, meias de lã, calças e um manto.
As mulheres usavam uma saia longa chamada kirtle, um avental, meias de lã e uma capa. Para separar os nobres dos camponeses, foram aprovadas leis chamadas de leis “suntuárias”.
Essas leis determinavam quem poderia usar quais tipos de roupas e quais materiais eles poderiam usar.
Alimentação
Os camponeses da Idade Média não tinham muita variedade na comida. Eles comiam principalmente pão e sopa.
A sopa era composta principalmente por feijão, ervilha seca, repolho e outros vegetais, algumas vezes complementado com um pouco de carne ou ossos.
Outros alimentos como carne, queijo e ovos geralmente eram guardados para ocasiões especiais. Como não tinham como manter a carne resfriada, as sobras de carne eram defumadas ou salgadas para preservá-la.
Em contrapartida os nobres comiam uma grande variedade de alimentos, incluindo carnes e pudins doces.
Educação
Poucas pessoas frequentaram a escola na Idade Média. A maioria dos camponeses aprendeu um ofício e como sobreviver com seus pais.
Algumas crianças aprenderam um trabalho através do aprendizado e do sistema de guilda.
Crianças ricas geralmente aprendiam com tutores. Eles iriam morar no castelo de outro senhor, onde trabalhavam para o senhor, aprendendo como uma grande mansão era administrada.
Havia algumas escolas administradas pela igreja. Nelas, os alunos aprenderiam a ler e escrever em latim. As primeiras universidades também surgiram na Idade Média.
Os estudantes universitários estudavam vários assuntos, incluindo leitura, redação, lógica, matemática, música, astronomia e religião.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a vida na Idade Média? Não deixe de ler também – História: Entenda o que foi o Feudalismo.