Entrar em um novo negócio ou em uma nova fase é uma grande decisão em pode gerar muita incerteza. Por isso, conduzir uma análise de viabilidade e olhar para os pontos estratégicos da empresa é fundamental. Assim, hoje, nós indicaremos Como elaborar uma análise de viabilidade em uma franquia para sua empresa.
Se você tem uma ideia de negócio fantástica, sempre existe a chance de ela não dar certo. Essa apreensão não é infundada, pois muitas coisas podem dar errado nos estágios iniciais de um negócio se não tomar as decisões corretas.
Pode evitar todos os resultados indesejáveis com a ajuda de uma análise de viabilidade. Isso lhe dará mais tranquilidade sobre o seu investimento. Neste artigo, vamos orientá-lo no processo de realização um estudo de viabilidade para sua franquia.
A da análise de viabilidade pode ser avaliada através da realização de uma análise SWOT. Ela investigará se o negócio deve ou não ser colocado em prática, analisando os fatores que contribuem para o seu sucesso.
Dessa forma, pode ajudar a determinar o que é possível ou não, reforçando a confiança de suas ações subsequentes. Por exemplo, se você está considerando abrir uma franquia, deve realizar uma análise antes mesmo de começar a considerar a estrutura da franquia.
Será realizado um estudo de linha de base empírica de risco. Assim, todos os riscos são minuciosamente verificados, diminuindo drasticamente a possibilidade de erro para o futuro franqueado, franqueados subsequentes ou produto novo, por exemplo.
Para tanto, siga os passos que orientamos na sequência, e tenha sucesso em sua franquia:
Muitas empresas pulam esta etapa por falta de compreensão de como proceder. Assim, desenha-se um estudo com duração de três a quatro anos. Se você realmente deseja que seu negócio se expanda, planeje para o longo prazo e considere tudo o que será necessário para um crescimento sustentável.
As projeções são, portanto, parte integrante do planejamento financeiro e podem ajudar a mantê-lo longe de problemas financeiros. Assim, torna mais simples determinar se agora é o melhor momento para investir dinheiro em um projeto, seja uma expansão de um negócio existente ou um novo empreendimento.
Período e Viabilidade Econômica definem um prazo de retorno desde o início. É necessário buscar evidências tangíveis de que esse objetivo é alcançável. Exemplos desses componentes são:
É benéfico ter essas informações definidas de forma clara, pois os melhores resultados financeiros virão somente após o retorno. Esta estimativa é importante, por definir o tempo em que você pode ficar sem dinheiro antes do seu negócio empatar. Este é o ponto em que suas despesas operacionais são cobertas, mas os lucros ainda não se materializaram.
Os novos negócios, ou o crescimento de um já existente, ou introduzir um novo produto, é essencial pesquisar a demanda do mercado. Dessa forma, você pode perguntar: “Que necessidade estou atendendo ou que problema estou resolvendo com meu produto ou negócio?”
Se você não consegue encontrar uma necessidade ou problema que se encaixe na pergunta, muito eles precisavam deles até inventá-los.
A operação deve estar alinhada, demandando tempo, energia e dinheiro. É fundamental examinar a situação financeira, operacional e jurídica da empresa, pois as atividades cumprem as leis aplicáveis, considerando o escopo das operações, tamanho da empresa, questões trabalhistas, obrigações fiscais e aprovação das autoridades competentes.
Por exemplo, considerando uma operação, você deve pensar um pouco sobre onde abrirá sua franquia, praticando um bom geomarketing e calculando onde seu investimento renderá maiores retornos.
É importante ter em mente que impostos e regulamentos afetam um produto ou serviço e podem torná-los não lucrativos.
Há considerações que devem avaliar numa análise de viabilidade como:
Responderão essas perguntas à luz de uma sólida análise de viabilidade e ajudarão você a ter uma compreensão mais concreta da dinâmica operações.