A missão de economizar para comprar um terreno pode ser desafiadora, mas não precisa ser encarada como impossível. Embora em alguns casos possa demorar mais do que em outros, devemos criar a mentalidade de que cada dia podemos fazer um pouquinho, pois esse pouquinho, lá na frente, pode se transformar em algo grandioso.
Neste texto, reunimos algumas dicas que podem ser úteis para esse objetivo importante. Não deixe de conferir!
Não existe fórmula infalível para economizar para comprar um terreno, e também não podemos resumir esse objetivo a um mero “guardar dinheiro”. Fazer um planejamento, uma pesquisa de preço e modelar a vida financeira é mais frutífero do que apenas montar um fundo sem prazos, metas ou passos.
Se você deseja comprar o seu imóvel, quem sabe no próximo ano, considere refletir bem sobre o assunto, considerando aspectos como:
Onde você quer comprar o seu terreno? E não estamos nem falando de cidade, mas, sim, de algo mais específico: bairro e rua. Fazer esse mapeamento das possíveis áreas onde você compraria o seu terreno é um bom ponto de partida, pois isso vai te ajudar no passo seguinte.
Depois de ter um mapeamento dos locais onde você deseja ter o seu terreno, comece a sua pesquisa de preço. Essa etapa pode ser um pouco mais demorada, pois requer a paciência de olhar anúncios em diferentes imobiliárias e até mesmo no Instagram de alguns corretores da sua região. Porém, lembre-se de que essa busca fina pode te ajudar a encontrar uma oportunidade.
Tendo uma visão da média de preço dos imóveis, anote um orçamento ideal para você. Qual seria um valor bacana de um terreno? Anote. E lembre-se de também anotar os gastos extras, como a necessidade de aplainar o terreno, cortar árvores ou fazer qualquer modificação que exige documentação e mão-de-obra.
Agora que você já tem uma visão geral do preço dos imóveis onde você deseja comprar, mais os possíveis gastos extras, é hora de começar a economizar para comprar um terreno. Como? Avaliando as suas finanças. O que está sendo gasto e recebido? Algo pode ser alterado?
Com base em tudo o que você veio estudando até agora, delimite a sua meta: R$ 150 mil? R$ 200 mil? Quanto você está disposto a investir no terreno? E com base na sua renda e finanças atuais, em quanto tempo acredita que conseguirá o preço da entrada? Ou da metade? Ou mais?
Os cálculos acima devem ser feitos com base na nova rotina financeira que você terá a partir de agora. Se você decidiu que precisa cortar algumas coisas para atingir o determinado valor do terreno em um tempo definido, é hora de fazer isso. Vá incluindo as mudanças de forma equilibrada na rotina, sempre visualizando o seu grande objetivo.
Por fim, lembre-se de que além de economizar para comprar um terreno, é interessante encontrar alguma renda extra que pode aliviar o “peso” do processo, possibilitando uma aceleração.
Boa sorte na sua busca!