As empresas que exigem que seus clientes assinem ou façam pagamentos regulares devem procurar maneiras de reduzir a incidência de inadimplência. Pois pagamentos atrasados prejudicam a capacidade de orçamento de qualquer empresa e podem aumentar a rotatividade. Por isso que hoje, nós indicaremos como diminuir a inadimplência na sua empresa e aumentar os lucros.
Difícil seria para um gerente fazer projeções orçamentárias e planejar o futuro da empresa se não tivesse como saber com certeza quanto dinheiro entraria a cada mês.
Por outro lado, o consumidor pode desistir de fazer negócios com você se não fornecer ajuda suficiente para facilitar as transações para ele, por exemplo, um SMS com um link para o ticket ou um portal do cliente que permita acessar as informações da conta.
Pensando nisso, elaboramos este guia especial com dicas que vão te mostrar como diminuir a inadimplência no seu negócio.
Na sequência, apresentamos algumas dicas para reduzir a inadimplência em sua empresa, e consequentemente, aumentar os lucros:
O primeiro passo em qualquer processo de planejamento deve ser uma avaliação geral da situação atual de pagamento e cobrança da empresa.
Nesse momento, a empresa precisa entender por que os pagamentos recorrentes não estão funcionando e o que está fazendo com que tantos clientes se esqueçam ou não paguem mais pelo serviço. Além disso, é preciso avaliar o que já está fazendo para garantir que os pagamentos recorrentes sejam eficazes.
Por exemplo, uma empresa pode aprender o que a leva a tomar medidas para reduzir pagamentos atrasados e definir sua taxa geral de insolvência solicitando feedback por meio de uma pesquisa por e-mail ou outros canais de comunicação para entrar em contato com seus clientes.
Ter opções de pagamento suficientes ou não ter acesso a uma interface de pagamento amigável pode tornar o processo mais difícil.
Se você estiver interessado em reduzir a inadimplência do seu negócio, saiba que oferecer uma plataforma personalizada ao seu cliente, à qual ele possa ter acesso digital por meio de um aplicativo, por exemplo, é um ótimo primeiro passo.
Esta atitude nos negócios, economizam muito tempo e dinheiro em processos administrativos como: fornecer ao cliente um portal fácil de usar onde ele pode:
Assim, o cliente terá mais independência no acompanhamento de suas obrigações e na escolha da forma de pagamento.
A pessoa inadimplente terá menos desculpas para pagamentos atrasados quanto mais opções de pagamento sua empresa oferecer. Além disso, coisas diferentes podem acontecer durante um longo período de contratações que podem tornar o consumidor não confiável.
Por exemplo, se ele está usando um cartão de débito para fazer uma compra, pode haver um problema em sua conta-corrente que impeça o pagamento da transação. Dessa forma, ele pode pagar com diversos métodos alternativos, como cartão de crédito, boleto bancário ou até mesmo PIX.
Além disso, ele terá a liberdade de alterar o método de transação ou, se necessário, mudar para o cartão de um familiar diferente como titular. Isso com apenas alguns cliques do mouse.
Um bom exemplo de prática de cobrança é a exigência de avisos com condições limitadas para suspensão temporária do serviço. Você pode encontrar resistência por parte do cliente e ele começa a sinalizar que planeja cancelar o serviço, esse pode ser o momento ideal para propor um novo acordo com prazos diferentes e um novo contrato de fidelidade.
Como podemos ver, esta é uma ótima maneira de diminuir a inadimplência e construir uma lealdade mais duradoura. E no final, cliente e a empresa ficam mais felizes.
É grande aliado para quem busca meios de diminuir a inadimplência. São ferramentas de pagamento recorrentes que deduzem automaticamente os pagamentos da conta bancária do cliente na data de vencimento acordada.
É uma ferramenta muito útil para melhorar a experiência geral de compra do cliente, ele exigirá pouco ou nenhum esforço extra para fazer seus pagamentos mensais. Assim, as taxas de retenção aumentam à medida que aumenta a satisfação do cliente.
A administração da empresa estará em condições de tomar decisões estratégicas mais seguras, com planejamento financeiro e previsões orçamentárias mais precisas.