Já ouviu falar de atividades lúdicas? Esse movimento costuma estimular as crianças com brincadeiras e diversão, promovendo um melhor aprendizado.
Além disso, elas também estimulam a interação entre as crianças e os adultos, educando de uma forma leve e descontraída.
Então, que tal criar uma área lúdica no quintal para despertar a curiosidade e criatividade dos seus pequenos?
Pois, confira a seguir no texto tudo sobre atividades lúdicas, e como montar uma área incrível para elas.
Você sabia que as brincadeiras lúdicas são as melhores formas de ensinar. Ademais, sabia que elas podem transmitir valores e ideias às crianças, sem que elas se sintam sobrecarregadas, cobradas ou confusas?
As atividades lúdicas podem auxiliar as crianças a desenvolverem melhores habilidades sociais e coordenação motora. Indo além, elas se tornam mais atentas e têm mais facilidade de se relacionar emocionalmente com outros indivíduos.
Ao relacionar as brincadeiras e brinquedos com os ensinamentos, os pequenos são capazes de absorver e pôr em prática mais informações. Uma vez que são orientados de uma forma descontraída.
Logo, se você tem crianças pequenas em casa, uma boa forma de estimular os pequenos é inserir uma área lúdica no quintal, onde elas realizarão suas atividades.
Os primeiros anos da criança são os que ela mais adquire informações e consegue absorver para a vida. Por isso, repassar os melhores valores e ensinamentos para os pequenos é essencial entre 0 a 5 anos.
Jogos e brincadeiras lúdicas, como visto anteriormente, conseguem estimular essas crianças a aprenderem de uma forma mais leve e até mais eficiente.
Além disso, ajudam a adquirir habilidades sociais, motoras e de percepção.
Por isso, ter uma área lúdica no quintal irá fazer com que as crianças se sintam incentivadas a aprender enquanto brincam.
Sabendo disso, veja quais são as melhores atividades para fazer com as crianças.
A leitura pode não ser considerada um jogo ou brincadeira em si, mas é uma boa forma de incentivar as crianças a começarem a ler e escrever.
É uma habilidade que pode ser feita pelos pais com o acompanhamento das crianças. Pois, ler estimula a criatividade, a capacidade de leitura e também a capacidade de fala dos pequenos.
As pinturas são brincadeiras lúdicas clássicas. Pois, essa atividade estimula a coordenação motora da criança, além de sua criatividade.
Podem ser feitas em papel com tintas, gizes e lápis de cor ou de qualquer outra forma que a criança encontrar.
Assim como a pintura, fornecer massinhas de modelar para as crianças estimula sua atividade motora e criatividade.
São itens baratos e fáceis de encontrar. Além disso, deixarão a criança entretida por muitas horas, criando personagens e cenários de massinha.
O melhor é sempre levar as brincadeiras para fora. Portanto, as crianças adoram dias ensolarados, grama e terra.
Estar em contato com o mundo exterior, por si só, já pode ser um grande estímulo para os pequenos.
Entretanto, podemos melhorar ainda mais adicionando brincadeiras e jogos lúdicos. Veja o que colocar em uma área lúdica no quintal de casa.
A amarelinha é um jogo clássico da infância de muitas pessoas. Consiste em vários quadrados desenhados no chão, onde pulamos intercalando os pés.
Essa atividade promove o melhor equilíbrio da criança, além de incentivar a contagem de 1 a 10.
Que tal um teatro de fantoches ao ar livre? Essa é uma atividade bastante propícia para a área lúdica no quintal.
Pode ser feito com papelões e panos para o palco dos fantoches. E os bonecos podem ser feitos de meia e até com brinquedos das crianças.
Criar um cenário e personagens irá estimular a criatividade dos pequenos. Além disso, a atuação deles como o fantoche incentivará sua fala e coordenação motora.
Se você quer evitar que as crianças façam sujeira na casa com as tintas, uma boa ideia é levar a pintura para fora. Por isso, estimule os pequenos a pintarem a imagem que veem no quintal ao ar livre.
Por fim, essa é uma brincadeira comum em gincanas escolares. A atividade lúdica ajuda no equilíbrio e concentração, ao precisar chegar com o ovo intacto ao fim do circuito.
Enfim, crie uma área lúdica no quintal, e veja como seus pequenos se sentirão estimulados e distraídos com as inúmeras brincadeiras que poderão realizar.