Para começar a correr na rua ou em qualquer lugar é preciso preparar o corpo e a mente para tal atividade, especialmente se você for sedentário. Isso porque você estará saindo de uma posição de repouso e investindo na prática de um treino relativamente intenso, que poderá desencadear efeitos nocivos à saúde se não for praticado da forma correta.
Abaixo você encontra informações para quem quer começar a correr, mesmo que seja sedentário.
Se você faz parte do grupo de pessoas submersas no sedentarismo; ou está envolvido com aquele grupo que gosta de treinar em casa, mas querem inovar, veja as nossas dicas que podem lhe ajudar nesse processo:
O primeiro passo é fazer os seus exames de check-up para ver se está tudo bem. Não adianta querer treinar algo intenso, da noite para o dia, se você não tem informação alguma sobre a saúde do seu coração, por exemplo. Faça os seus exames, converse com o seu médico e estabeleça, juntamente dele, uma rotina de exercícios que possa ser adequada às necessidades do seu corpo.
Para que o seu desempenho seja desenvolvido a cada novo treino, intercale as corridas com a caminhada. Por exemplo, corra durante 2 minutos e caminhe rapidamente durante o mesmo período, repetindo o processo em seguida. Aos poucos, na medida em que você aumenta o seu condicionamento físico, pode aumentar o tempo de corrida ininterrupta.
Você não precisa correr a muitos quilômetros por hora. É preciso focar mais na constância do treino (sem tantas pausas) do que na velocidade. Desse modo, busque pausar cada vez menos a corrida, investindo em uma constância maior, dentro da velocidade adequada ao seu corpo.
Se você é sedentário, é indispensável que faça exercícios de musculação para fortalecer o seu corpo. Caso contrário, especialmente se você estiver acima do peso, a corrida poderá causar lesões nos tornozelos e joelhos, por exemplo. Por isso, comece praticando exercícios para fortalecer a musculatura e depois comece a investir na corrida.
No começo, você não deve correr todos os dias. Sendo assim, para começar a correr na rua, oriente-se em iniciar a prática pelo menos duas vezes na semana, em dias não consecutivos. Lembre-se também de treinar uma boa caminhada ou musculação nos outros dias, ok?
Procure sempre se alimentar adequadamente antes do treino, para garantir energia e nutrientes para que o seu corpo tenha resistência. Nesse caso, é aconselhável conversar com um nutricionista para encontrar o melhor pré-treino para você.
Busque sempre manter a hidratação do seu corpo, pois isso é indispensável para garantir um bom rendimento nos treinos, especialmente no caso de quem quer começar a correr na rua.
Os alongamentos depois do treino são para relaxar os músculos, e não para gerar flexibilidade. Esse alongamento permite que você tenha menos dores e desconfortos depois da corrida de rua.
Não saia de casa e já começando a correr na rua, mas sim, procure caminhar por alguns minutos para aquecer o seu corpo. Cerca de 10 minutos de caminhada inicial já pode ser o suficiente para você iniciar a corrida.
Procure manter uma disciplina no treino. Se você quer começar a correr na rua de maneira efetiva, mantenha um treino de 2 vezes por semana. Tente encontrar formas de se motivar (contratando um personal ou correndo com amigos, por exemplo), para assim garantir a consistência nos treinos.
Por último, lembre-se de adquirir calçados que sejam adequados para corrida de rua. Pois eles promoverão muito mais proteção para as suas articulações, diminuindo as chances de lesões. Um fisioterapeuta pode lhe ajudar nessa escolha.
Comece com calma e vá aumentando a intensidade aos poucos. Assim você conseguirá correr na rua e ainda deixará o seu corpo mais saudável e condicionado. Bons treinos!