Como avisar meu gestor que eu tenho transtorno mental? Essa dúvida é recorrente na sua rotina? Então talvez este seja um bom momento para discutirmos esse assunto importante. 😉
Para isso, unimos algumas dicas que podem lhe ajudar a lidar melhor com essa situação. Acompanhe este conteúdo e saiba mais.
Pensar em conseguir “avisar meu gestor que eu tenho transtorno mental” não é a coisa mais simples do mundo, especialmente em um emprego novo.
O medo do estigma e do preconceito é bastante grande. Por isso, analisar o contexto empresarial e desenvolver um relacionamento com o chefe é um bom começo.
Abaixo destacamos mais informações que partem dessa ideia:
Comece estabelecendo uma relação de confiança com o seu chefe. Para isso, vá desenvolvendo a sua comunicação com ele. Não precisa forçar algum tipo de amizade, mas você poderá entender um pouco mais sobre quem ele é, interagindo diariamente.
Infelizmente, nesta etapa você pode descobrir que ele é muito preconceituoso. Nesse caso, é fundamental manter uma postura equilibrada e, caso o chefe seja preconceituoso com você, buscar ajuda no RH.
Não conte isso no corredor ou durante uma reunião aleatória. Se você pensa em “como avisar meu gestor que eu tenho transtorno mental”, estabeleça um dia e um horário para dar essa notícia.
Assim vocês separam um momento propício para esse tipo de conversa, sem que você se sinta pressionado por estar “atrapalhando a rotina de trabalho“.
Se você está diante de um gatilho emocional e está se sentindo muito abalado, aguarde um momento. Não vá conversar sobre o assunto quando você não consegue pensar de maneira racional e está ancorado em alguma emoção.
Afinal, se você agir dessa forma “impulsiva”, poderá criar um rótulo sobre si mesmo, prejudicando a sua imagem profissional. Por isso, respeite o seu momento e busque conversar quando estiver mais equilibrado.
Antes mesmo de pensar em “avisar meu gestor que eu tenho transtorno mental”, foque em cuidar de você. Para isso, busque auxílio dos profissionais da saúde mental para entender mais sobre a sua situação e sobre como você pode lidar com isso.
Dessa maneira, caso você ainda deseje falar sobre o assunto, estará mais informado sobre as suas condições, limites, pontos fortes e fracos. Além de que o auxílio de profissionais também pode elevar a sua qualidade de vida. 😉
Por fim, não se esqueça de que você não é obrigado a falar que tem um transtorno mental. Mas sim, pode apenas optar conversar sobre o assunto caso sinta que é importante para o seu trabalho e que ele possa estar afetando o seu rendimento.
Caso contrário, você pode muito bem manter o sigilo da situação e seguir com a sua rotina empresarial normalmente.