Saber como agir com pessoas falsas no trabalho não é uma tarefa fácil. Mas é importante considerarmos essa forma de atuar para que possamos construir relações interpessoais mais positivas e interessantes. Por isso, neste conteúdo você verá diversas sugestões sobre esse assunto. Acompanhe e saiba mais.
Antes de qualquer coisa, você precisa estar ciente de que não existe um “manual” sobre as relações pessoais. Afinal, somos seres singulares e subjetivos, o que não permite que possamos reduzir a atuação humana em algo tão simples e genérico.
Tendo isso em mente, será muito mais fácil olhar para si mesmo e criar uma maneira própria de agir diante de situações desconfortáveis e pessoas ditas como “falsas”. Abaixo sugerimos algumas dicas:
Se as pessoas falsas estiverem falando “mal” de algum colega de trabalho, apenas observe a situação e evite participar desse tipo de conversa. Se possível, desvie o tema do que está sendo dito para não instigar o outro a continuar com esse comportamento.
Quanto mais você ignorar e demonstrar indiferença, melhor será. Afinal, a pessoa “falsa” perceberá que não tem vez com você para esse tipo de atitude negativa, e simplesmente não irá mais comentar esse tipo de coisa com você.
Da mesma maneira que você deve evitar dar atenção aos comentários negativos, você deve observar os comportamentos contraditórios e não criar muito “alarde” em cima disso. Por exemplo, se a pessoa age de uma forma na frente de outro colega, mas fala mal dele assim que ele sai, simplesmente demonstre indiferença por essa atitude.
À medida que você não dá atenção a esse comportamento, a pessoa falsa perceberá que não tem “parceiros” para esse tipo de ação e, aos poucos, pode diminuir a repetição dessa atitude.
Dê limites. Simples assim.
Não adianta querer saber como agir com pessoas falsas no trabalho e ficar tentando ser “o melhor amigo” dessa pessoa.
O mais coerente a se fazer é se afastar e manter a relação apenas profissional. Da mesma forma, jamais use uma pessoa falsa como confidente: é um caminho perigoso e que poderá desgastar o seu bem-estar mental mais tarde.
Só comunique o necessário, converse de maneira cordial em momentos de interação e pronto.
Seguindo o gancho do que foi dito acima, não abra a sua vida pessoal para esse tipo de colega. Afinal, saber como agir com pessoas falsas no trabalho é justamente criar essa “proteção pessoal” sobre as ações do outro.
Você sabe que a pessoa costuma fazer comentários sobre os demais colegas, então, não seja você um assunto para esse sujeito falso. Busque manter a discrição e, se for questionado, desvie o assunto ou seja claro e diga que não gosta de falar sobre temas pessoais no trabalho.