Você está muito endividado e não sabe por onde começar para resolver o problema? Veja como acabar com as dívidas em um simples passo a passo na matéria que o Notícias Concursos preparou nesta segunda-feira (21).
Independentemente de você usar ou não o método do endividamento excessivo, é necessário adotar uma abordagem passo a passo de como acabar com as dívidas. Assim, não terá grandes problemas e recuperará sua saúde financeira. Veja abaixo.
O primeiro passo para se livrar das dívidas é entender quanto você deve no total. Só então você pode planejar seu orçamento, saber o que pagar no momento, o que pagar em prestações, etc.
Portanto, coloque todas as suas dívidas na ponta do lápis. Aquelas que estão abertos e as que irão vencer. Você precisa listar empréstimos, faturas de cartão de crédito e até contas de eletricidade. Mesmo que o valor seja pago em dia, elas devem estar na sua lista, pois vão indicar quanto são as suas despesas e quanto débito você precisa pagar.
Depois de listar suas dívidas, você pode ver quais têm os juros mais baixos. Em outras palavras, juros sobre pagamentos atrasados. Você deve priorizá-los. Deixar o valor pendente aumentará o débito e será difícil para você pagar no futuro.
O próximo passo deve ser definir metas para sua dívida. Quanto você planeja gastar e qual o prazo de pagamento ideal. Esse cuidado permitirá que você planeje. Porque você precisa ter certeza de que pode fazer isso antes de começar a pagar a dívida.
Por exemplo, se você renegociar dívidas, os credores lhe darão um voto de confiança. Porém, se esses valores forem reabertos por falta de planejamento, surgirão problemas na nova renegociação. Portanto, é importante criar metas que se ajustem a seus objetivos para que você possa alcançá-los.
É sempre bom evitar gastos desnecessários. Despesas desnecessárias farão você perder dinheiro porque pode ser gasto em outro lugar. Ao mesmo tempo, esse gasto excessivo pode levar a orçamentos fora de controle e prejudicar o pagamento da dívida. Portanto, devemos ser mais cuidadosos.
Vale a pena procurar uma receita adicional para sustentar o orçamento e ajudar a pagar as dívidas. Dessa forma, o dinheiro que você ganha hoje pode continuar a ser usado para despesas diárias, por exemplo, o novo valor pagará dívidas.
Existem várias maneiras de obter uma renda extra. Você pode produzir e vender coisas, como chocolate. Você pode revender produtos de beleza ou outros produtos. Também pode realizar serviços online, como criar conteúdo para a Internet.
É importante controlar suas finanças pessoais antes ou depois de saldar suas dívidas. Portanto, você precisa desenvolver um plano financeiro completo. Isso significa manter o controle de quanto é sua receita e quanto você gasta nela. Você ainda precisa controlar os pagamentos e definir metas de economia.
Por muitas razões, economizar dinheiro é uma boa escolha. Por exemplo, o dinheiro economizado pode ajudar a realizar sonhos. A dica principal é anotar tudo o que você ganha e gasta, tomando cuidado para não perder esses valores.
A palavra-chave para cuidar da vida financeira e para ter como acabar com as dívidas é “planejar”. Você precisa planejar sua renda, pagar as contas em dia e planejar manter todos os seus débitos em andamento.