A timidez pode afetar a vida de um profissional de diversas maneiras. Tudo dependerá da capacidade que o sujeito tem de gerenciar essa timidez, e do nível de “vergonha” que se sente diante de determinadas situações.
De qualquer forma, é possível construir uma vida profissional tranquila, mesmo sendo tímido. Só que para isso acontecer, é de suma importância que o sujeito passe a cuidar da sua saúde mental.
Contudo, neste conteúdo nós vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os efeitos da timidez no trabalho, com o intuito de fazer você refletir sobre isso e, quem sabe, buscar um auxílio. Vamos lá?
Embora quase todo mundo possa dizer que é tímido em algum nível, dependendo da carga de timidez que a pessoa carrega, ela poderá sofrer impactos negativos na vida profissional.
E mesmo que ela seja observadora e detalhista, a timidez pode, cedo ou tarde, atrapalhar um projeto importante, caso o sujeito não saiba administrá-la.
Abaixo você compreenderá melhor o que estamos querendo dizer:
Para uma pessoa extremamente tímida, expressar ideias pode ser um verdadeiro desafio. Primeiro porque ela pode sentir que está incomodando os outros, segundo porque não saberá pôr em palavras o que está pensando e sentindo, graças à ansiedade vivida.
Isso, no longo prazo, pode impedir que o profissional traga ideias interessantes para a corporação.
As relações interpessoais no trabalho também sofrem impactos negativos. Afinal, quem é tímido pode ter mais dificuldades de estabelecer vínculos de confiança com pessoas “desconhecidas”.
Em outras palavras, um tímido pode precisar de um pouco mais de tempo para se sentir à vontade diante dos seus colegas de trabalho.
As atividades em grupo, assim como a cooperação nas empresas de maneira geral, necessitam de um pouco de, digamos, “ousadia” por parte dos “novatos”. Mas, quando esse novato é completamente tímido, ele pode passar a se esquivar cada vez mais das atividades em grupo.
E à medida que ele se esquiva e o tempo passa, pode ser que essa barreira da timidez fique cada vez mais intensa. E assim, mesmo depois de um tempo na empresa, as atividades em grupo ainda serão um problema.
Da mesma maneira que as atividades em grupo são um problema, as reuniões e falas em público também. Logo, o profissional se fecha e não consegue se expressar como gostaria. E isso faz com que a timidez possa afetar a vida de um profissional profundamente.
O descontrole emocional, atrelado, por exemplo, à ansiedade, pode atrapalhar tomadas de decisão importantes. Isso porque quem é muito tímido pode perder o controle dessa sensação de ansiedade que surge nas interações sociais.
Se você quis saber como a timidez pode afetar a vida de um profissional pelo fato de ser uma pessoa tímida, lembre-se de que a psicoterapia pode lhe auxiliar.
Não deixe para cuidar da sua saúde mental mais tarde, valorize-se e busque o apoio profissional nessa situação. Você merece esse cuidado. 😉