Não é nenhuma novidade que a prática regular de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, mas você sabia que atividades físicas podem ajudar também nos seus estudos?
Por mais que a rotina de estudos seja agitada, é essencial reservar um tempo para atividade física. Os exercícios físicos não fazem bem apenas para o corpo, como também para o cérebro, pois potencializa o aprendizado.
Além dos benefícios físicos, há também os benefícios ao cérebro que podem turbinar e garantir uma rotina de estudos bem aproveitada. Confira!
Para conseguir entender as matérias é preciso concentração e para recordá-las na hora da prova é preciso de uma boa memória.
A atividade física pode ajudar exatamente nessa parte, pois ela faz o corpo liberar serotonina, que é uma substância que deixa o cérebro em alerta aumentando a concentração, e também aumenta o tamanho do hipocampo, que é a área do cérebro relacionada à memória e ao processo de aprendizagem.
A prática de exercícios físicos regulares também aumenta a produção de neurotransmissores, sendo eles que atuam na comunicação entre as células neurais, fazendo com que o cérebro melhore o desempenho e fique mais preparado para armazenar informações.
Não é nenhuma novidade que a ansiedade e o estresse são os maiores vilões para os vestibulandos e concurseiros. Porém, a prática regular de exercícios físicos libera a endorfina, que relaxa o corpo e alivia o estresse.
Assim como a atividade física é capaz de aliviar o estresse, ela também consegue garantir noites mais bem dormidas. Com a liberação da endorfina, o corpo consegue relaxar e dormir melhor e, com o corpo e mente relaxados, seu cérebro consegue assimilar melhor tudo que foi estudado.