Você já parou para pensar em como a gratidão influencia em nossas habilidades socioemocionais? Se ainda não, este é um bom momento para refletir sobre o assunto. Para isso, convidamos você para acompanhar este texto até o fim e assim saber mais sobre o tema. Confira!
A gratidão influencia em nossas habilidades socioemocionais através de uma série de maneiras. Afinal, quando somos gratos a alguém ou a alguma coisa, estamos enxergando o outro.
E esse ato de enxergar o outro pode fazer com que percebamos melhor as outras pessoas, fortalecendo os nossos laços e tornando o dia a dia mais leve e feliz com aqueles que compartilhamos a nossa vida.
A seguir, explanamos mais sobre isso:
Quando passamos a agradecer a outra pessoa por uma atitude que ela tomou e que trouxe resultados positivos para nós, aprendemos, assim, a entender a importância do outro em nossas vidas.
Deixamos de ser aquelas pessoas egoístas que se acham capazes de conquistar tudo sozinhos, e conseguimos ver o quanto a companhia alheia pode fazer toda a diferença em nossas vidas.
Desse modo, começamos a reconhecer o valor e o esforço alheio, demonstrando os nossos sentimentos e melhorando a relação.
A empatia também começa a ser estimulada à medida que a gratidão influencia em nossas habilidades socioemocionais. Sabe por quê? Porque começamos a enxergar as atitudes alheias, e não as meras consequências das ações do outro.
Passamos a ter uma visão mais profunda acerca das atitudes e do esforço alheio, percebendo o quanto a pessoa se doa ao fazer algo para nós. Consequentemente, passamos a nos colocar no lugar do outro, melhorando a nossa visão de mundo.
Entendemos, assim, a intenção por trás das ações, e não meramente o resultado. E isso pode mudar completamente a nossa perspectiva com relação à vida e ao mundo.
À medida que vamos mudando as nossas perspectivas com relação às atitudes alheias, os nossos relacionamentos começam a se fortalecer. E isso faz com que possamos construir histórias mais verdadeiras e felizes.
Nossos relacionamentos são a base de muitas coisas em nossas vidas. E não estamos falando que o relacionamento com uma pessoa específica é a base, mas sim, as interações e os relacionamentos sociais de maneira geral.
Quando conseguimos construir relacionamentos sólidos e verdadeiros, a nossa autoestima evolui, além de nos sentimos mais autoconfiantes.
Isso tudo porque os seres humanos são sociais. Sem essa sociabilidade, a saúde mental fica abalada.
Logo, a gratidão influencia em nossas habilidades socioemocionais e, consequentemente, influencia nossos relacionamentos e, inclusive, a nossa saúde como um todo.
Portanto, se você quer construir relacionamentos mais sólidos, saudáveis e felizes, comece a praticar a gratidão com quem sempre esteve ao seu lado. Depois, veja a diferença que isso pode gerar no seu dia a dia compartilhado com essas pessoas.