Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil segue em 0%, resultado de decisão do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que, em reunião realizada nesta data, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) decidiu manter o valor do Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0% (zero por cento), fixado pelo art. 3º da Circular nº 3.769, de 29 de outubro de 2015. O Banco Central do Brasil (BCB) informou que o Comef emitiu uma Nota ao público. Confira alguns pontos relevantes!
O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) mantém o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil em 0%.
Sendo assim, em sua 48ª reunião, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) manteve o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0%, fixado pelo art. 3º da Circular nº 3.769, de 2015. A decisão seguiu os princípios e objetivos do Comunicado nº 30.371, de 30 de janeiro de 2017.
O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) considera que o sistema financeiro está preparado para enfrentar a materialização de eventuais riscos.
A carteira de crédito segue com bom desempenho, as provisões para perdas de crédito estão adequadas e os bancos seguem líquidos e bem capitalizados, informa a Nota oficial divulgada no site do Banco Central do Brasil (BCB).
Sendo assim, diante das reduzidas exposição cambial e dependência de funding externo, a exposição do Sistema Financeiro Nacional (SFN) aos efeitos das tensões geopolíticas internacionais atuais é baixa. O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) verificou que o crédito continua crescendo nas diversas modalidades e os preços dos ativos têm se comportado de forma benigna.
Diante dos riscos relacionados à atividade econômica e à redução da renda disponível para o pagamento de dívidas das famílias, é importante que os bancos sigam preservando a qualidade das concessões, informa o documento divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB).
Os bancos em geral mantêm voluntariamente capital e liquidez em níveis superiores aos requerimentos prudenciais. A suficiência do capital e liquidez é atestada por análises e testes de estresse. Para conferir a Nota oficial acesse o site do Banco Central do Brasil (BCB).