Um planejamento efetivo e real é fundamental para que o seu negócio tenha maiores chances de sucesso. Ele é o que dará base para as suas ações na empresa e fará com que ela sobreviva neste mercado competitivo que vivemos nos dias de hoje. Por isso, que hoje, nós vamos indicar como começar um negócio com o planejamento certo.
Ao iniciar qualquer negócio, o mais comum é que os empreendedores não se planejem de maneira certa e, dessa forma, estão fadados a passar por muitas dificuldades desde o início. Assim, apresentamos na sequência alguns pontos para considerar ao fazer um planejamento certo:
O plano de negócios é de extrema importância principalmente na construção do plano financeiro. Ao calcular o investimento inicial, seja realista:
Faça uma prospecção do fluxo de caixa para incluir os custos operacionais, pagamentos de impostos, manutenções e salários. Além disso, preveja um valor para capital de giro, que é o valor que deve estar guardado para que a empresa se mantenha, até começar a dar lucro. Normalmente a previsão do capital de giro fica em torno de 6 meses dos gastos operacionais.
Além disso, o plano de negócios deve prever ainda:
Procure investir em algo que tenha afinidade, ou seja, que goste de fazer, pois a partir da abertura do negócio, você irá trabalhar com esse ramo por um bom tempo. Assim, se você tiver afinidade com o negócio, vai ser mais prazeroso levantar todos os dias para trabalhar.
Se você já sabe como o negócio funciona, é mais fácil começar e fazer dar certo, uma vez que já domina o assunto.
Pense bem: De nada adianta você abrir um negócio de fast food se, pessoalmente, você não gosta de lanches. Sua frustração aumentará a cada dia de trabalho, e a sua motivação ficará abalada em pouco tempo.
Você decidiu o ramo que deseja atuar. Muito bem! Agora é a hora de conhecer o mercado e ver a possibilidade de entrar neste mercado e fazer a diferença.
Veja os locais disponíveis para abrir o seu negócio, conheça a vizinhança, perceba se a concorrência não está ao seu lado, saiba se o produto que você deseja comercializar terá aceitação diante das pessoas.
Mas principalmente, conheça quem são os seus futuros consumidores: conheça seus gostos, suas necessidades e seus desejos. Eles é que determinarão o seu sucesso.
Você precisa ter certeza da aceitação do produto e/ou serviço diante das pessoas que circulam nos locais em que você pretende abrir o negócio. Assim, faça testes com o seu produto, principalmente antes de produzir em larga escala.
Ajuste as necessidades de acordo com a demanda, procure saber quais inovações os seus clientes gostariam de ver nos produtos. Isso tudo antes de produzir em larga escala e comercializar.
Ao fazer isso, você terá clareza da rentabilidade da empresa e terá controle sobre as contas da sua empresa. É muito comum, principalmente no começo, utilizar capital próprio para pagar as contas da empresa, e por fim, acabar se descapitalizando pessoalmente.
Anote tudo e, quando for possível, resgate o valor pessoal e saiba se a empresa vai se sustentar sozinha.
Procure planejar de forma adequada e saiba se o seu negócio será viável ou não. Tenha a certeza de que um bom planejamento é tudo para a empresa.
Por fim, não esqueça: o seu negócio precisa estar todo planejado para dar certo, caso contrário, é bem provável que você faça parte daquela boa porcentagem de empresas que fecham as portas em até 2 anos de sua criação.
Agora que você já sabe o que é preciso para ter um bom planejamento, certamente esse é o momento para abrir seu próprio negócio e ter muito sucesso!
Esperamos que o post de hoje possa ter sido útil para o seu caminho!