O colonialismo esteve presente na história do mundo, trata-se de uma política de exercer o controle e atividade sobre um território ocupado, por governos de outros países.
O tema tornou-se recorrente em vestibulares, assim como no Enem. Por isso selecionamos diversos filmes que abordam o assunto e mostram como foi o processo de colonização de alguns países.
Vale dizer que estudar por filmes é uma forma leve e descontraída de absorver conteúdo e continuar a estudar para às avaliações que estão por vir.
Veja abaixo as dicas de filmes sobre o assunto!
Selecionamos diversas dicas de filmes sobre colonialismo para ajudar você a entender melhor o assunto e como aconteceu o processo em algumas nações do mundo.
O filme conta a história da colonização no Canadá. A obra se passa em 1734,quando um padre jesuíta deixa o continente europeu em direção a América para catequizar índios de uma determinada região do Canadá.
No entanto, sua rigidez, tal qual a celebração de rituais cristãos são mal entendidos pelo povo local. Desse modo, o jesuíta passa a ser visto como uma entidade maléfica, deixando-o à sua própria sorte.
O filme mostra a expedição de Lope de Aguirre, na floresta amazônica, durante a conquista da América Espanhola.
A obra, mostra o contexto do século XVI, algumas décadas após o fim do Império Inca, mostrando uma expedição espanhola em busca de ouro na região do rio Amazonas.
Mesmo passando por diversas dificuldades, Lope de Aguirre segue em busca de encontrar o Eldorado.
A série é baseada no livro Raízes, mostrando a história de uma família americana, demonstrando uma geração inteira que foi escravizada.
Além disso, narra a vida e a genealogia de um escravo trazido à América do Norte, e as dificuldades enfrentadas por ele ao longo do tempo.
O filme mostra a história do povo argelino entre 1954 e 1957 que não aguentava mais a exploração francesa. Começa a explodir uma série de conflitos para que o país conquiste a tão sonhada independência.
Contudo, a França com sua potência bélica não queria de jeito nenhum deixar a Argélia independente. Desse modo, começa uma batalha em Argel, capital da Argélia, travada entre o exército francês e a FLN “Frente de Libertação Nacional”.
E então, gostou das dicas sobre filmes que abordam o colonialismo?
Não deixe de ler também – Guerra das Malvinas: Causas e consequências do conflito.