Seu colega de trabalho sempre atrasa entregas? Você sente que poderiam ter resultados mais positivos nas atividades profissionais, mas, por falta de comprometimento da outra parte, você tem se sentido prejudicado? Nessas situações, algumas medidas podem ser tomadas facilmente para iniciar um processo de mudanças positivas.
Neste conteúdo, apresentamos algumas dicas que podem ser usadas nesse sentido. Acompanhe para saber mais sobre a temática.
Colega de trabalho sempre atrasa entregas: o que fazer?
O seu colega de trabalho sempre atrasa entregas e acaba atrasando os resultados de todo mundo, certo? Então, é preciso agir para mudar a situação de alguma forma. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de cultivar essas mudanças. Isto é, cuidado com as acusações agressivas que podem manchar a sua imagem e causar constrangimento em todos os envolvidos.
É muito importante ir atuando aos poucos, dando feedbacks privados, apostando no uso de calendários editoriais, e assim por diante. A seguir, apresentamos dicas que parte dessas premissas, veja:
1. Esclarecer melhor os prazos
Às vezes, você pode ter a crença de que o seu colega de trabalho sempre atrasa entregas, mas, na prática, o que faltam são prazos bem estipulados. Isto é, pode ser que você não esteja passando os prazos de uma forma clara, e ele esteja concluindo as atividades no tempo dele.
Sendo assim, criar um calendário, que pode ser virtual, por exemplo, com todas as entregas específicas, é um caminho bem interessante. Deixe claro quais são os prazos e sempre reforce-os com lembretes quando possível.
2. Traçar metas e objetivos em conjunto
As metas e os objetivos também precisam ser claras para que todos os envolvidos possam trabalhar de maneira harmônica e fluida. Sendo assim, sente-se com o seu par para discutir quais são os objetivos para o mês ou para daqui quinze dias, por exemplo. Isso pode ajudá-lo a se organizar melhor.
3. Apresentar as consequências dos atrasos
Às vezes, a pessoa pode não entender a importância de determinadas tarefas, não as enxergando como prioridade. Como consequência, é muito comum o indivíduo atrasar por não se dar conta do valor de uma pequena atividade.
Por isso, se possível, comente sobre as consequências que determinados atrasos podem gerar no trabalho como um todo.
4. Dar feedbacks assertivos
Os feedbacks devem acontecer em ambiente privado, e de forma assertiva. Você pode começar elogiando alguma coisa, como por exemplo, o capricho que a pessoa dispõe nas atividades que tem feito. No entanto, é preciso ser franco e falar sobre o quanto os atrasos recorrentes estão atrapalhando o time.
Por fim, considere apresentar alguns caminhos que podem ser seguidos (como os que já mencionamos) na hora de se preparar melhor para fazer tudo dentro dos prazos.
5. Comunicar a liderança
Se porventura o seu colega não mudar de postura depois das suas tentativas de ajuda, converse com a liderança. Você não tem o dever de mudar quem está ao seu lado, sendo assim, se a pessoa estiver atrapalhando os seus resultados, a gestão precisará ficar sabendo para tomar as devidas providências. 😉