Lidar com um colega de trabalho estressado pode ser algo difícil, além de desgastante em muitos casos. Porém, não devemos nos deixar “contaminar” pelas coisas “ruins” que emanam do outro, e assim, devemos tentar manter o equilíbrio nessas situações.
E para lhe ajudar a não absorver esse estresse no trabalho, além de lhe auxiliar na sua relação com o seu colega, fizemos este guia. Acompanhe para saber mais sobre o assunto.
Um colega de trabalho estressado pode tornar o dia a dia mais pesado e difícil. Isso porque essa pessoa pode ter um olhar muito negativo sobre as mais diversas atividades cotidianas. Sendo assim, nós devemos partir do autocontrole para que o outro não seja o responsável pelo o que sentimos, concorda?
Para isso, algumas medidas podem ser postas em prática. Veja a seguir as nossa ideias e analise quais delas podem lhe ajudar nessa missão:
Não adianta querer ter razão na frente de um colega de trabalho estressado. Primeiro porque dificilmente ele ouvirá o que você tem a dizer. Segundo porque, caso ele ouça, poderá ficar ainda mais irritado ao perceber que você tem razão.
Então, o melhor a se fazer, ao menos no momento em que ele “explode”, é respirar fundo e deixar que fale.
Cuidado para não levar para o lado pessoal. Costumeiramente, o colega de trabalho estressado está mais interessado nas atividades laborais, e não em você. Por isso, não absorva os comentários negativos, mas, claro, se eles forem ofensivos, você pode ter uma conversa franca com o colega.
Não caia no erro de “xingar” o seu colega. Manter a compostura é fundamental para conseguir lidar com a situação sem transformar tudo em um problema ainda maior.
Reduza o seu relacionamento com o colega de trabalho estressado. Procure se aproximar dele apenas quando necessário. Assim você evita que a “energia negativa” (podemos assim dizer) acabe atingindo você.
Se apesar das tentativas acima serem postas em prática, você ainda se sente muito atingido com o estresse alheio, converse francamente. Às vezes, o seu colega pode nem saber que está sendo inconveniente.
Inclusive, algumas pessoas são mais “explosivas” nas suas formas de se portar e transparecer emoções, mas não necessariamente estão estressadas e irritadas. É apenas o jeito.
Por isso, dar esse feedback pode ser uma excelente forma de minimizar esse comportamento do colega.
Você tem tentado lidar com o colega de trabalho estressado, conversou com ele, se afastou e tentou de tudo, mas, ainda assim nada mudou? Então talvez seja o momento de conversar com os gestores.
Afinal, assim você poderá fazer com que medidas cabíveis sejam tomadas e, inclusive, o seu colega tenha a oportunidade de aprender melhor sobre os relacionamentos interpessoais no trabalho.
Mas aqui vale um adendo: não vá “falando mal” do colega. Apenas relate a situação com ética e profissionalismo. Precisamos ser empáticos, pois nunca sabemos a tempestade que o outro está vivendo.