Quando há uma cobrança excessiva no trabalho por parte do chefe e dos líderes, é muito comum sentir alguns efeitos no dia a dia. Por isso, aprender a lidar com a cobrança – quando ela não passa dos limites – é uma peça-chave para nos mantermos em constante crescimento profissional.
Porém, como podemos fazer isso? Quais ações minimizam a cobrança excessiva e contribuem com a criação de um espaço mais tranquilo e saudável?
Neste texto, apresentamos algumas ideias que partem dessas reflexões. Acompanhe-nos.
A cobrança excessiva no trabalho pode ser prejudicial para o desenvolvimento dos colaboradores. Porém, sabemos que nem todos os líderes dão atenção para essa premissa.
Nesses casos, o ideal é que o funcionário coloque em prática algumas medidas que possam ajudá-lo, visando elevar a sua qualidade de vida no ambiente laboral.
Lembrando que cobranças que extrapolam limites e são feitas sob ameaças ou constrangimentos podem ser caracterizadas como assédio moral. Nessas situações, o ideal é conversar com um advogado, certo?
Dito isso, vamos agora às dicas que podem ajudar em situações mais leves:
Alinhar as expectativas sobre um projeto ou serviço pode ser um bom começo. Em algumas situações, a cobrança excessiva no trabalho surge devido à falta de alinhamento.
É o caso de o chefe esperar o resultado X, mas o funcionário fazer o trabalho Y.
Se ambos conversassem sobre os caminhos que podem ser atingidos e quais as melhores formas de atuar em tal situação, talvez isso pudesse ser evitado.
Sendo assim, considere conversar com o seu chefe sobre os projetos importantes, sabendo o que ele espera atingir e apresentando o que você acredita que será capaz de executar, dentro dos limites possíveis.
As metas podem e deveriam ser traçadas em conjunto. Dessa maneira, é possível discutir com o líder quais passos são possíveis de serem dados de uma forma hábil e sem forçar a situação.
Assim, antes mesmo de ocorrer novos episódios de cobrança excessiva no trabalho, você deixará claro o que está ao seu alcance, de acordo com as metas.
Se porventura as cobranças estiverem passando dos limites, você pode conversar com a liderança.
Fale, com respeito e clareza, que determinadas metas estão sendo exorbitantes para o momento.
Pondere sobre os caminhos que podem ser atingidos por ora e considere mostrar que as metas mais altas precisam, apenas, de um prazo mais esticado.
Estabelecer passos para desenvolver as suas obrigações, focando em cada etapa por vez, pode ajudá-lo a ter um desempenho mais saudável no trabalho.
Consequentemente, estima-se que essa ação ajude a diminuir a cobrança excessiva no trabalho.
Inclusive, a cada etapa importante que é concluída, você pode atualizar a liderança sobre o desenvolvimento do projeto, deixando-os a par do que acontece e reduzindo neles a necessidade de sempre procurar saber como andam as coisas e quais são os prazos.
Experimente as dicas que fizeram sentido para você e boa sorte!