Atenção, condutores! Quem teve a Carte ira Nacional de Habilitação (CNH) vencida em setembro de 2021 precisa solicitar a renovação do documento até esta sexta-feira, 30/09. Esta já é uma data prorrogada, conforme o Detran local.
Devido a pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou um novo calendário através da Resolução nº 895/2021, que tem validade em todo o país. As novas datas também se aplicam às Permissões (PPD).
Segundo o Contran, a prorrogação tem como objetivo evitar uma sobrecarga nos serviços dos Detran e seguirá até agosto de 2023. Veja o calendário previsto para este ano:
Data de vencimento | Prazo de renovação |
Setembro de 2021 | Até 30 de setembro de 2022 |
Outubro de 2021 | Até 31 de outubro de 2022 |
Novembro de 2021 | Até 30 de novembro de 2022 |
Dezembro de 2021 | Até 31 de dezembro de 2022 |
Prazo de validade da CNH
O prazo de validade da CNH varia de acordo com a idade do motorista, sendo:
- Até 49 anos: validade de 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos;
- Acima de 70: validade de 3 anos.
Desse modo, quem deixar de renovar o documento dentro prazo indicado e continuar a conduzir veículos está cometendo uma infração de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a punição é uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira
Processo de renovação
Para renovar a CNH, o condutor deve agendar a coleta biométrica no Detran, pelo Portal de Serviços do órgão ou no aplicativo Detran Digital. Na data que foi marcada, ele também terá que renovar sua foto e assinatura.
Na ocasião, será necessário apresentar um documento de identificação oficial, CPF e comprovante de residência. Caso necessário, o motorista deve comparecer a uma clínica credenciada para realizar os exames solicitados.
Mudanças na CNH
Os brasileiros podem emitir a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde o mês de junho deste ano. O documento passou por uma atualização e conta com uma série de mudanças, principalmente no seu visual e segurança.
Itens de segurança
- Versão digital e impressa;
- Impressão em papel fluorescente, que brilha no escuro;
- Itens visíveis apenas com luz ultravioleta e um holograma;
- Letras “P” para identificar que o motorista está com a permissão e “D” para identificar que o motorista está com a definitiva;
- Possui a ACC (Autorização Para Conduzir Ciclomotor);
- Inclusão do código MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes.
Novo visual
- Predominância das cores verde e amarela;
- Assinatura do documento abaixo da foto;
- Quadro com silhuetas de veículos que o motorista está habilitado a dirigir;
- Quadro de observações para informar possíveis restrições médicas ou se o condutor exerce atividade remunerada como motorista.