O estado do Espírito Santo oferece a CNH Social, para que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de obter a licença para dirigir. Sendo assim, o prazo final para inscrição na segunda fase do programa se encerra às 23:59 desta sexta-feira (28). Nesta etapa, estão sendo oferecidas 3,5 mil carteiras de habilitação de graça.
Essas vagas da CNH Social são destinadas aos motoristas em sua primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro). Além disso, o programa também oferece, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Os resultados da seletiva serão divulgados no dia 7 de agosto. Aqueles que não forem selecionados terão uma segunda chance na chamada única de suplentes, que irá ocorrer no dia 11 de setembro.
Essa lista de suplentes da CNH Social tem como objetivo preencher as vagas dos inscritos que foram desclassificados na primeira lista. A desclassificação ocorre para aqueles que perderam os prazos estabelecidos nos processos de habilitação.
Primeiro, é importante destacar que nem todos os estados brasileiros oferecem o programa da CNH Social, Sendo assim, os estados que oferecem o programa são : Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Roraima. Além disso, as informações deste texto são referentes ao programa oferecido pelo governo do Espírito Santo, podendo haver variações para outros estados.
Confira a seguir os requisitos necessários para se obter a CNH Social no Espírito Santo:
Como dito, as inscrições na CNH Social devem ser feitas na página do Detran até às 23:59 desta sexta-feira (28). Para isso, também é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os dados devem ser atualizados até o dia 16 de junho deste ano. Confira a seguir o passo a passo para realizar a inscrição:
É importante destacar que o próprio candidato é o responsável por acompanhar todos os prazos referentes ao programa da CNH Social. Caso seja selecionado e não faça a matrícula, por exemplo, o cidadão fica impedido de participar das seleções do programa por três anos.