A partir de 2024, os motoristas brasileiros precisam ficar atentos com as novas regras e prazos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A saber, um grupo específico tem mudanças significativas no processo de renovação do documento.
Logo de cara, é importante destacar que a iniciativa é voltada principalmente para as faixas etárias de 50, 60 e 70 anos. Em suma, tem por objetivo aumentar a segurança nas vias, adequando as avaliações às condições físicas que podem mudar com o avanço da idade.
Novas Regras da CNH
Sem dúvida, o envelhecimento natural provoca alterações em diversas capacidades sensoriais e motoras. Ninguém está livre disso.
Dessa forma, a legislação busca prevenir acidentes que possam ser causados por limitações que nem sempre são percebidas pelos próprios motoristas.
Sendo assim, confira como ficam os prazos para renovação da CNH a partir de 2024:
- Até 49 anos: Renovação a cada 10 anos;
- Entre 50 a 69 anos: Renovação a cada 5 anos;
- Acima de 70 anos: Renovação a cada 3 anos.
Ainda mais, serão aplicados descontos de 50% na taxa de renovação para os motoristas entre 50 e 70 anos, estimulando a regularização e a verificação frequente da sua aptidão para conduzir.
O que é necessário para renovar a CNH?
Muito bem! Acompanhe o passo a passo para garantir que a sua CNH fique sempre regularizada:
- Acesse o site do Detran de seu estado;
- Faça login com o seu CPF ou CNPJ e senha;
- Depois, confirme os seus dados pessoais e siga as instruções para solicitar a renovação.
Aliás, é importante ressaltar que, junto à renovação, é necessário passar por uma avaliação médica.
Em alguns estados, como São Paulo, essa avaliação deve ser agendada pelo website do Detran, e a taxa é paga diretamente ao profissional responsável pelo exame.
O que ocorre com quem não respeitar os prazos?
Por fim, é importante ressaltar que o motorista que não renovar a sua CNH dentro dos prazos estipulados estará sujeito a penalidades.
Desse modo, se flagrado conduzindo com a CNH vencida, enfrentará multas de R$ 293,47 e ainda o acréscimo de sete pontos na carteira, além da interrupção imediata da condução.
Mas evitar essas complicações é bem simples. Para tanto, basta manter a carteira renovada, garantindo assim, além da legalidade, a segurança de todos nas vias.
Como se pôde observar, as regulamentações da CNH para os idosos refletem um cuidado maior com a população que, embora experiente, possui necessidades específicas que devem ser observadas para que a mobilidade não represente um risco.