A clonagem é um processo artificial para reprodução de cópias genéticas, ou seja, organismos iguais de alguns seres vivos por meio de um filamento de DNA.
Em síntese, utiliza-se células somáticas, ao invés da utilização do espermatozoide e do óvulo. Ou seja, extrai-se o núcleo da célula e coloca ele no lugar de uma célula somática.
O primeiro clone do planeta foi a ovelha “Dolly”, produzida por meio de uma célula somática da glândula mamária de um animal no ano de 1996.
A clonagem poderá surgir em questões do Enem e demais vestibulares do Brasil. Por isso acompanhe e fique por dentro do assunto, veja!
Várias questões envolvem a ética e o processo de clonagens e atualmente não sabe-se ao certo se houve uma clonagem humana em laboratório.
Depois da clonagem da ovelha Dolly, diversos cientistas e a sociedade em geral passaram a refletir sobre os benefícios e os riscos que o processo pode trazer ao planeta.
Além disso, a engenharia genética juntamente com a medicina, enxergam na clonagem como uma maneira de beneficiar boa parte da população, em alguns pontos como:
Todavia, existe toda uma questão ética e religiosa em relação a clonagem humana e diversos estudiosos acreditam que o processo poderá afetar a individualidade dos seres humanos, gerar preconceitos, assim como beneficiará apenas uma parte da população, tendo em vista os altos custos que envolve todo o processo.
Por isso, espera-se que os cientistas partem do princípio aos valores morais e éticos.
Existem quatro tipos de clonagem, são elas:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre clonagem?
Não deixe de ler também – Prós e contras da energia geotérmica.