Entender seus clientes e fornecedores faz parte do seu planejamento estratégico.
Para entender o caminho a seguir dentro do empreendedorismo, cabe ao empreendedor entender sobre as estratégias, bem como questionar suas ações de forma objetiva.
O empreendedor precisa entender como funciona o segmento em que atua, bem como deve fazer outras considerações importantes.
Antes de entrar no empreendedorismo, cabe entender quem são os seus clientes, bem como onde eles estão. Já falamos sobre a análise do público-alvo, e sobre como esse ponto é importante.
Sendo assim, quem vai consumir seus produtos ou serviços são os seus clientes. Por isso, é fundamental que possa conhecê-los.
Certamente para direcionar um segmento é fundamental que possa saber quem é o cliente, qual é o seu comportamento de consumo. Essa análise dará cada vez mais confiança para o empreendedor elaborar suas ações.
Tão importante quanto saber quem são os seus clientes é saber quem são seus fornecedores e onde eles estão. Assim sendo, evitará surpresas desagradáveis dentro do empreendedorismo.
Ao conhecer seus fornecedores, poderá analisar a possibilidade de negociar com a concorrência, bem como analisa a matéria-prima utilizada, prazo de entrega e outros fatores importantes.
O que ocorre quando o empreendedor não analisa seus fornecedores, é o fato de que seu fornecimento fica prejudicado por qualquer falha daquele único fornecedor, independentemente de ser um fator incontrolável, como chuvas e alagamentos, por exemplo.
Quem analisa seus fornecedores tem sempre um plano B, e atua com prazos mais longos evitando esses problemas que faz com que perca vendas.