Que tal aproveitar essa crise para repensar como anda seu relacionamento com o cliente e no atendimento que está prestando à ele?
Sim, falamos daqueles clientes que já compraram da sua empresa, mas que, por algum motivo, foram esquecidos. Falamos também daqueles ativos, que ainda continuam comprando e consumindo os produtos da sua empresa.
A atenção ao cliente não deve ser somente no ato da compra, essa relação precisa ir muito além disso. O cliente gosta de atenção, gosta de se sentir importante, pois, afinal de contas, ele é uma peça importante na concretização de uma venda, não é mesmo?
Ao fidelizar um cliente, além dele voltar a comprar com a sua empresa, faz com que ele faça propaganda dela. E não tem marketing melhor que esse: o boca a boca. É importante se esforçar para que essa repercussão seja sempre uma visão positiva da sua empresa.
Essa relação faz parte de uma gestão de relacionamento eficaz e duradoura. O cliente é o foco da sua atenção, ele quer e deve ser bem tratado.
Uma boa estratégia para isso, é armazenar as informações referentes aos seus clientes e ajudar nesse relacionamento, como o CRM.
Nele, você vai guardar todas as informações dos seus clientes, desde os dados pessoais, até o histórico de compras.
Com essas informações, a área de marketing e vendas da sua empresa consegue estruturar a melhor estratégia de se relacionar com o cliente.
Pois sabe o produto que ele adquiriu, o valor que ele pagou, criando por exemplo, uma promoção para ele, ou oferecendo algum produto parecido com que ele comprou.
Aposte em pesquisas pós vendas, além do cliente se sentir importante, você terá como avaliar o atendimento que foi prestado à ele, se ele está satisfeito com o produto e em qual fator sua empresa pode melhorar.
Você pode abordar o cliente questionando sobre o produto, sobre a entrega, se ele recebeu corretamente o que pediu, assegurando que o cliente continue comprando com a sua empresa.
Esse é um fator essencial e requer total atenção.
Pois não tem nada mais desagradável que comprar algo, e o produto demorar a ser entregue não é? Ultrapassando o tempo estipulado no ato da compra.
É uma questão de confiabilidade, pois se o cliente te escolheu, é por que confia na qualidade do seu serviço.
Por isso, tenha certeza que a entrega será feita dentro do prazo prometido e que o produto chegará em perfeitas condições.
Garanta que o atendimento ao cliente esteja sendo rápido e eficiente.
Primeiramente, porque quando ele procura por esse canal, espera uma resposta rápida e concreta. Além disso, provavelmente o seu consumidor está enfrentando algum problema relacionado ao produto ou serviço prestado.
O atendente deve ser claro, objetivo e principalmente empático. Precisa ouvir com atenção e ajuda-lo da melhor maneira possível, por mais estressado e alterado que ele esteja, o atendente precisa manter a calma.
Essas são algumas dicas de como fidelizar o seu cliente.
Um ponto importante nisso tudo também é uma equipe motivada. Esse é um ponto chave para que tudo funcione e flua da melhor maneira possível dentro da empresa.
Investir em seu funcionários é investir no sucesso da sua empresa.
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