Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e estreou na literatura aos 17 anos, com o romance Perto do coração selvagem.
A autora é amplamente abordada por questões de literatura e português dentro dos vestibulares e da prova do ENEM, principalmente em perguntas que relacionam as suas obras com o seu movimento literário.
Dessa forma, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje separou um resumo com tudo o que você precisa saber sobre a vida e as obras de Clarice Lispector.
Clarice Lispector nasceu em dezembro de 1920, na cidade de Tchetchelnik, Ucrânia. A sua família, de origem judaica, emigrou para o Brasil quando Clarice possuía apenas dois meses de idade.
A princípio, Clarice Lispector e sua família passaram a residir em Maceió. Posteriormente, a família se mudaria para Recife e depois, aos 12 anos de idade, para o Rio de Janeiro.
No ano de 1941, Clarice Lispector ingressaria na Faculdade Nacional de Direito e se formaria no ano de 1944.
Clarice Lispector fez parte da chamada “geração de 45”, apelido dado à terceira geração do Modernismo Brasileiro.
Os autores dessa fase foram muito influenciados pelos movimentos do Parnasianismo e do Simbolismo. Assim, é comum encontrar obras caracterizadas pela métrica e pelo culto à forma entre aquelas produzidas pelos modernistas dessa geração (o que não é diferente em Clarice).
O primeiro romance de Lispector, Perto do Coração Selvagem, foi publicado em 1944, e se mostrou uma verdadeira inovação no que diz respeito à narrativa e à função da lógica no enredo. Logo após ser lançado, com toda a crítica a seu favor, o livro alcançou sucesso imediato, tendo recebido naquele ano o honroso prêmio Graça Aranha.
Podemos afirmar, ainda, que, a partir da exploração do fluxo de consciência, Clarice Lispector elaborou um novo sentido e realidade, que se afastava daquela tradicional ligada ao acontecimento e se aproximava de uma realidade baseada no desenvolvimento dos pensamentos.
Dentre as principais obras de Clarice Lispector, podemos citar: Laços de família, A maçã no escuro, O Lustre, A paixão segundo G.H, A Legião Estrangeira e A hora da estrela.