A clareza diz respeito ao modo como as ideias são organizadas no texto. Seu objetivo principal é a compreensão plena e objetiva por parte do leitor. Porém, para alguns, elaborar um texto pode ser um desafio.
A escrita exige habilidades linguísticas. Nesse sentido, conhecê-las faz toda a diferença na hora de passar as ideias pro papel. Coerência, coesão e clareza textual são aspectos interdependentes e recursos indispensáveis num bom texto.
Há algumas dicas para auxiliar a transmitir de maneira mais eficiente os argumentos e ideias e apresentamos a você logo abaixo.
Muitas vezes num concurso ou vestibular os candidatos não têm acesso ao tema da redação com antecedência. Por isso, ser um leitor regular é essencial.
Se prepare ao longo dos dias lendo jornais, revistas e conteúdos virtuais. Ao fazer isso, guarde o máximo de informações relevantes que puder. Assim, mesmo não conhecendo profundamente o tema, ainda poderá argumentar de maneira razoável.
Frases longas e cheias de períodos costumam confundir o leitor e comprometer as compreensão das ideias. Por isso, dê preferência a períodos menores e orações pequenas.
Exemplos facilitam a compreensão, principalmente de ideias abstratas, e tornam a mensagem mais didática. Desse modo, busque sempre exemplos que facilitem o processo de visualização do que você está dizendo no seu texto.
Não abra mão de ilustrações, pois são uma ótima forma de manter a clareza textual. Assim como os exemplos, as ilustrações são ótimas ferramentas pois ajudam o leitor a fazer um quadro mental e estabelecer conexões.
Além disso, seja sempre objetivo. A subjetividade na escrita pode ser um obstáculo para aqueles que estão tendo contato com o tema pela primeira vez, por exemplo. Por isso, recorra a um discurso direto e seja claro ao passar a informação.
Por fim, lembre-se que a estrutura da escrita é fundamental para que o leitor possa acompanhar o desenvolvimento dos argumentos e ideias. Sendo assim, esteja atento a ordem dos parágrafos e mantenha a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.
E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe aqui o seu comentário!