Na tarde da última terça-feira, 28 de maio, o governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou que novos concursos públicos e convocações no Estado estão suspensos temporariamente. A declaração foi dada durante transmissão ao vivo, em sua página no Facebook.
De acordo com o chefe do executivo estadual, é necessário esperar uma avaliação do comportamento da economia do país. “Eu tenho trabalhado com todo o planejamento. Estamos apenas suspendendo os concursos, até o segundo semestre. O estado tem um limite de gastos com pessoal. Até setembro, que já está chegando, vamos aguardar para avaliar o comportamento da economia do Brasil”, disse Santana.
O anúncio do governador veio após uma declaração dada pelo secretário do Planejamento, Mauro Benevides Filho, na última segunda-feira, 27. Em resposta à imprensa, o secretário disse que o governo deverá voltar ao “patamar de gastos previstos”. Para isso, os concursos estão suspensos temporariamente. “Nós vamos ter que segurar, como eu disse, concursos, chamamentos e homologações. Feita esta readequação, obviamente nós vamos analisar e conversar com as categorias para, quando for lá em setembro, analisarmos de novo os números”, afirmou o secretário durante o lançamento do Observatório do Federalismo.
Na última segunda-feira, 27, Mauro esteve, além do governador Camilo Santana, com deputados estaduais da base e outros secretários de estado, no Palácio da Abolição, na capital, Fortaleza (CE). Durante o encontro, Camilo apresentou a situação fiscal do governo e falou sobre os investimentos que serão prioridades no Estado.
O secretário apresentou uma composição de gastos em 2018, e a sequência de execução de 2015 a 2018. Mauro falou sobre os investimentos na área de segurança e os concursos realizados, que renderam ao Estado do Ceará 42% dos gastos com servidores, o que torna o limite prudencial. “Muita cautela pela incerteza que beira a economia brasileira. Há perspectiva de redução ainda mais acentuada do Produto Interno Bruto no Brasil”, afirmou.
Os concursos em andamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretaria de Cultura e de Educação (SEDUC-CE), Secretaria da Cultura (SECULT), que foram realizados em 2018, terão convocações suspensas. Já outros concursos que estão previstos, principalmente para a área de Segurança, deverão sofrer com atrasos na publicação do edital: Perícia Forense do Estado (Pefoce), Polícia Militar e Polícia Civil.