Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo,a Samsung, divulgou nesta terça-feira (25), uma informação que vai revolucionar os cartões de crédito. Trata-se de um novo chip com leitor de digitais que junta e processa as informações em apenas um circuito. Com a novidade, os cartões se tornarão mais seguros e rápidos na hora de sua utilização.
O circuito é conhecido como S3B512C. A novidade reúne o leitor de impressões digitais, o Elemento Seguro (SE, em inglês) e o processador de dados em um único lugar. “Com as três funções principais integradas em um único chip, o S3B512C pode ajudar os fabricantes de cartões de crédito a reduzir o número de chips necessários e otimizar os processos de design de cartões para cartões de pagamento biométricos”, ressaltou a Samsung em nota.
O processo de autenticação para reconhecer o dono do cartão está integrado ao sistema. A empresa afirma que, além do sensor para fazer a leitura dos dados biométricos, as informações são armazenadas e criptografadas no Elemento Seguro. A novidade segue algumas condições e especificações da Mastercard.
Todos os registros também são analisados através de um “processador seguro” e também são protegidos por um algoritmo para evitar que as digitais sejam burladas. Apesar do anúncio, não se sabe quando a novidade será levada ao público.
“Com o novo IC de segurança integrado, os cartões de pagamento biométricos permitirão interações mais rápidas e seguras ao fazer compras”, afirmou a Samsung. Esse método elimina a necessidade de inserir a senha numérica e evita transações fraudulentas feitas com cartões perdidos ou roubados, como acontece com cartões por aproximação (que também não necessitam de senha).
A segurança é garantida com o uso do circuito S3B512C, que segue altos padrões internacionais graças às certificações EMVCo e CC EAL 6+ para atestar o seu nível de segurança da tecnologia. Vale ressaltar que a nova função respeita todas as especificações estipuladas pela Mastercard para cartões de pagamento com biometria.
A marca ainda promete a presença de tecnologia anti-spoofing, que rejeita tentativas falsas de uso do cartão por meio de métodos como impressões digitais artificiais. A ideia é ter uma solução mais protegida e eficaz para pagamentos com cartão.
Importante ressaltar que esta solução funciona de acordo com as mais recentes especificações de segurança da Mastercard para cartões de pagamento e está em conformidade com os padrões internacionais de segurança (CC EAL 6+), protegendo ativos de alto valor contra riscos significativos.
Lembrando que em janeiro de 2021, a Samsung e a Mastercard anunciaram uma parceria visando o lançamento de cartões com leitor de digitais. Além de cartões de créditos, o componente de leitura de digital também funcionaria para crachás para alunos e funcionários, acesso a prédios e outras funções que precisem de um alto nível de segurança.
Na época, a empresa informou que “adotaria um novo chipset de segurança do negócio LSI da Samsung” ao invés de utilizar a tecnologia da Mastercard. Entretanto, a Samsung ainda não informou se fez algum acordo com outras empresas e nem uma data de lançamento para cartões de crédito com o chip desenvolvido.