Cada dia mais a tecnologia vem avançado e ajudando milhares de brasileiros em suas rotinas. Em 2019, o Governo Federal lançou a Carteira de Trabalho Digital. O seu principal objetivo é facilitar o acesso dos trabalhadores as suas informações laborais sem a necessidade de carregar a versão física do documento.
Todas as informações do trabalhador ficam disponível através da carteira de trabalho digital, desse modo, pela internet é possível verificar os dados pessoais e o histórico do servidor. Além disso, empresas podem contratar um novo funcionário apenas com a versão digital do registro de trabalho.
Em poucos anos de vigência, a plataforma já contabiliza mais de 344 milhões acessos, sendo o aplicativo mais baixado no portal gov.br. De acordo com o governo, 270 milhões desses acessos foram feitos apenas no primeiro ano, em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Veja as seguir as respostas das principais dúvidas sobre a carteira de trabalho digital.
O aplicativo da carteira digital existe desde 2017, mas só passou a ser aceito como equivalente à versão física em 2019, por meio da sanção da Lei da Liberdade Econômica. A intenção central da legislação foi facilitar os processos processos relacionados a empresas e contratos.
Neste sentido, a carteira pode ser usada para comprovar uma relação empregatícia. Nela, há bastante informações importantes, como o cargo do empregado, seu salário, data de admissão, férias, entre outras. Vale ressaltar que o trabalhador que atua com a carteira assinada tem direito a vários benefícios.
O mesmo de trabalhador com a carteira assinada é ser amparado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A partir do momento em que se é contratado por este regime, o cidadãos deve receber, em média, cinco dias o registro da sua admissão na carteira.